O Projeto Campo Grande na Tela promove a exibição de filmes em sete escolas e três universidades da rede pública de ensino de Campo Grande, são 20 curta-metragens com conteúdo regional produzidos por artistas da capital. O projeto teve início no dia 26 de março e é realizado pela produtora Marruá Arte e Cultura com investimentos do Fundo Municipal de Investimento Cultural (FMIC). Além dos filmes, serão realizados debates e uma websérie que será veiculada na plataforma YouTube.
A produtora Marruá Arte e Cultura trabalha há 26 anos na área da música, literatura, fotografia e audiovisual em Campo Grande. A equipe da produtora apresentou o projeto do Campo Grande na Tela para concorrer ao Edital 01/2017 do FMIC. As exibições serão realizadas até o mês de junho em sete escolas municipais da cidade. A Escola Municipal Arlindo Lima foi a primeira. As universidades participantes são a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Serão apresentados 12 filmes curta-metragens por dia em cada escola e em seguida acontecerão debates com convidados, produtores e avaliadores dos filmes. Cada escola recebe o projeto por dois dias e o debate será conduzido por dois alunos escolhidos pelos professores.
A diretora executiva da Marruá, Andréa Freire explica que o objetivo do projeto é aproximar a juventude da produção audiovisual local e informar as pessoas que há produção de filmes regionais. Para ela, o cinema é “uma atividade que a gente percebe que precisa ser mais desenvolvida aqui no estado, em um mundo que o audiovisual está tomando uma proporção acima até da literatura. Trazer o sentimento de pertencimento da nossa cidade, mostrar que o audiovisual pode ser feito na sala de aula e estimulado em diferentes matérias”.