Hospital veterinário foi construído para ampliar os cuidados especializados a animais silvestres em Campo Grande. O Hospital Ayty faz atendimentos de animais de diversas espécies que habitam o Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. e que são atendidos pelo Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras). Os animais que eram encaminhados para o Cras, serão direcionados para o Hospital Ayty, onde serão realizados procedimentos de triagem, exames, cirurgias e reabilitação.
O hospital atenderá cerca de 2,5 mil animais silvestres por ano. O espaço tem área equivalente à 1.162,33 metros quadrados construído anexo ao Cras, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. O hospital localizado no Parque dos Poderes, contribui para a agilidade dos atendimentos aos animais silvestres.
As obras de infraestrutura começaram em 2021 e foram entregues em setembro de 2023. O Hospital é composto por sala de ultrassom, ambulatório, dois laboratórios de patologia clínica, farmácia, sala de raio-x, sala de cirúrgia, cinco salas de triagem e três solários. O Governo do Estado investiu cinco milhões de reais na construção e equipação do complexo hospitalar.
O responsável técnico do Hospital Ayty, Lucas Cazati afirma que a construção do hospital amplia a quantidade de atendimentos realizados pelo Cras. "Hoje nós temos a capacidade aqui de desenvolver e resolver problemas de média a alta complexidade. Então, hoje nós temos laboratório próprio, uma sala de cirurgia totalmente completa. Conseguimos agora ter uma autonomia maior de atendimento, porque hoje nós temos uma estrutura hospitalar completa".