O aplicativo MS Contrata + é uma plataforma lançada pela Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) que permite o cadastro de currículos por trabalhadores e que empresas informem a disponibilidade de vagas. O objetivo do sistema é facilitar a busca por empregos e por prestadores de serviço em Mato Grosso do Sul. As vagas divulgadas ficam disponíveis para os trabalhadores de todo estado. O sistema conta com mais de 100 categorias profissionais e permite uma busca por mais de 7.000 mil ocupações diferentes. Trabalhadores autônomos também podem se cadastrar.
O aplicativo disponibiliza gratuitamente o cadastro de currículos de trabalhadores e empregadores de Campo Grande, Dourados, Corumbá, Naviraí, Chapadão do Sul, Maracaju, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Sidrolândia e Três Lagoas. A Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), responsável pelas políticas públicas relacionadas ao trabalho, emprego e renda do estado oferece atendimento presencial na sede. O agendamento pelo aplicativo facilita o acesso dos trabalhadores aos serviços oferecidos pela Funtrab, e evita a formação de filas de espera. O aplicativo é uma iniciativa da Funtrab, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS), Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). A plataforma armazena cerca de 55 mil currículos de empregos cadastrados e mais de 90 mil pessoas baixaram o MS Contrata +.
O Boletim de Trabalho, n° 91 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Mato Grosso do Sul apresentou total de 18.715 admissões no mês de março de 2021. No período de janeiro a julho, registrou cerca de 125.425 demissões de trabalhadores com carteira assinada, em contrapartida, realizou 156.841 contratações. Campo Grande foi a cidade sul-mato-grossense que mais gerou empregos formais em julho, com 1.342 empregos ofertados, seguido por 562 em Dourados, 279 em Três Lagoas, 191 em Maracaju, 148 em Naviraí (148) e 147 em Ribas do Rio Pardo.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), Marcos Henrique Derzi os números representam um estado promissor. “O estado investe na infraestrutura dos municípios, gerando emprego e renda. O desemprego vem diminuindo, um conjunto de medidas do governo do Estado que impulsiona a economia dos municípios, consequentemente a geração de emprego e renda”.
Marcos Derzi explica que no aplicativo MS contrata + o usuário consegue acessar os três principais serviços prestados na Fundação. “A intermediação de vagas de emprego, a carteira de trabalho digital e o seguro desemprego. Com a praticidade do aplicativo, o atendimento presencial diminuiu e não existem mais filas”. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas plataformas IOS ou Android.