SERVIÇO PÚBLICO

Atendimento digital do Detran de Mato Grosso do Sul aumenta 53,50% durante pandemia

O órgão passou a oferecer suporte digital para alteração de endereço, emissão de documentos, segunda via e renovação da carteira de motorista devido à Pandemia

Alíria Aristides, Lidiane Antunes e Nélida Navarro 24/06/2021 - 17h14
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O atendimento digital do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) superou em 2021 o número de serviços realizados presencialmente. O portal do Departamento recebeu 70% das 517.805 requisições feitas desde janeiro deste ano. A plataforma ‘Meu Detran’, lançada em julho de 2020, disponibiliza os principais serviços oferecidos pelo órgão e evita filas e aglomerações. 

As atividades do Detran foram parcialmente suspensas em 2020 devido à pandemia da Covid-19. O primeiro serviço digital oferecido para permitir a retomada do atendimento foi o agendamento de horários. O portal criado para posssibilitar o serviço digital do órgão concentra praticamente todos as funções oferecidas presencialmente. Houve um aumento de 53,50% no uso de serviços digitais pela população do estado desde a implantação do sistema. 

Diretor de Tecnologia e Informação do Detran/MS, Robson Alencar afirma que projetos de tecnologia estavam em desenvolvimento, e que houve agilização dos planejamentos devido à Covid-19. “Hoje temos métricas que dizem que nos atendimentos de balcão, houve uma inversão de percentuais. 277.028 guias do Departamento foram emitidas pelo Portal de Serviços ou pelo aplicativo”. Alencar destaca que há crescimento de uso do ‘Meu Detran’  e ressalta que houve um avanço tecnológico de três anos no órgão. “Existem dois públicos a serem atendidos digitalmente, que é o público interno, os operadores do Detran, os atendentes, os centros de formação, os despachantes. E nós temos o público externo, que são nossos clientes, o cidadão comum”. 

Os serviços oferecidos pelo ‘Meu Detran’ são alteração de endereço do veículo, do condutor, emissão de documentos, segunda via ou renovação da carteira de motorista. De acordo com Alencar, outros serviços como vistoria de veículos e comunicação de vendas de automóveis devem ser realizados presencialmente. “Estes serviços são processos que vamos incluir até o final do ano, tudo depende da regulamentação de órgãos de instância maior. Eu acredito que devemos incluir até o fim do ano no máximo”.

A estudante do curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Priscila Candida utilizou o serviço de renovação da carteira de motorista por meio do aplicativo e afirma que conseguiu ser atendida. Segundo Priscila Candida, o aplicativo é ágil e didático. “Acho que ganhamos tempo, agilidade no processo e facilita tanto para a gente como usuário quanto para os próprios servidores do Detran. Diminui também aglomeração para poder realizar os procedimentos e as demandas nos setores do Detran. Eu acredito que os programas são totalmente seguros”. 

Primeira Notícia · Priscila Cândido relata como foi a experiência de usar o aplicativo do Detran MS

A esteticista Tatiane Vasconcellos afirma que teve dificuldades em acessar o aplicativo e que seu problema persistiu mesmo com ajuda de familiares. “Tentei fazer minha segunda via de CNH pelo aplicativo ‘Meu Detran’ e desisti, achei muito ruim o app. Ficou travando toda hora e não avançaram os processos, fiquei quase um dia inteiro tentando. Achei que era minha internet, então tentei de madrugada e nada deu certo, até que desisti”. Para Tatiane Vasconcellos, o aplicativo apresenta problemas para funcionar em celulares. “É muito complicado fazer alguns processos por um aplicativo que trava muito. Eu acho que deveriam dar mais assistência para os clientes, pois enviei perguntas ao Detran através do site, mas não fui respondida”. 

Serviço

O Detran/MS disponibiliza canais de comunicação para o cidadão que queira denunciar, opinar, sugerir ou reclamar. O registro pode ser feito pelo Sistema de Ouvidorias do Governo do Estado, e-mail ouvidoria@detran.ms.gov.br ou pelo telefone (67) 3368-0209.

 
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