O atendimento digital do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) superou em 2021 o número de serviços realizados presencialmente. O portal do Departamento recebeu 70% das 517.805 requisições feitas desde janeiro deste ano. A plataforma ‘Meu Detran’, lançada em julho de 2020, disponibiliza os principais serviços oferecidos pelo órgão e evita filas e aglomerações.
As atividades do Detran foram parcialmente suspensas em 2020 devido à pandemia da Covid-19. O primeiro serviço digital oferecido para permitir a retomada do atendimento foi o agendamento de horários. O portal criado para posssibilitar o serviço digital do órgão concentra praticamente todos as funções oferecidas presencialmente. Houve um aumento de 53,50% no uso de serviços digitais pela população do estado desde a implantação do sistema.
Diretor de Tecnologia e Informação do Detran/MS, Robson Alencar afirma que projetos de tecnologia estavam em desenvolvimento, e que houve agilização dos planejamentos devido à Covid-19. “Hoje temos métricas que dizem que nos atendimentos de balcão, houve uma inversão de percentuais. 277.028 guias do Departamento foram emitidas pelo Portal de Serviços ou pelo aplicativo”. Alencar destaca que há crescimento de uso do ‘Meu Detran’ e ressalta que houve um avanço tecnológico de três anos no órgão. “Existem dois públicos a serem atendidos digitalmente, que é o público interno, os operadores do Detran, os atendentes, os centros de formação, os despachantes. E nós temos o público externo, que são nossos clientes, o cidadão comum”.