A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul divulgou dados do Observatório de Trânsito que registra 56 vítimas fatais envolvidas em acidentes de trânsito no último ano, em Campo Grande, 11 são pedestres. Foram mais de 2.000 acidentes de trânsito com pedestres no período de um ano, em Mato Grosso do Sul. Segundo levantamento divulgado este ano pela Seguradora Líder, administradora do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores (DPVAT), o grupo dos pedestres está em segundo lugar no total de vítimas, com 26%. Motoristas e passageiros ficam respectivamente com 59% e 15%.
A assistente comercial da Capemisa Seguradora em Campo Grande, Gisele Araújo Santos afirma que os pedidos de indenizações por invalidez são mais frequentes e nem sempre são aceitos. “Aqui o maior é invalidez, mas nem todos são acatados. Nem todos são verídicos de que houve invalidez. Muita gente tem desconhecimento, sofreu acidente e já dá entrada. E geralmente invalidez é depois que já passou por todos os tratamentos e houve sequela realmente”.
O comandante do Batalhão da Polícia Militar de Trânsito (BPTran), Tenente-coronel Franco Alan Amorim comenta que os pedestres de Campo Grande têm características de moradores do interior do Brasil. “A capital do Mato Grosso do Sul recebe muitas pessoas oriundas do interior que não estão acostumadas com esse trânsito, um pouco mais agressivo, e acabam sendo vítimas do trânsito”.