VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Plantão atende crianças e adolescentes vítimas de violência na Capital

O "Plantão Depca" fica na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Bairro Tiradentes com salas especializadas para acolhimento e depoimento de crianças e adolescentes vítimas de violência

Clara Farias, Rafaella Moura e Maria Eduarda Schindler17/05/2023 - 11h27
Compartilhe:

A Delegacia Especializada de Proteção à Criança e Adolescente (Depca) iniciou atendimentos especializados à crianças e adolescentes vítimas de violência na Capital. O "Plantão Depca" fica na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac), Cepol do Bairro Tiradentes e possui salas especializadas para acolhimento e depoimento de crianças e adolescentes vítimas de violência. A unidade amplia os horários de atendimento da Depca e funciona durante o período noturno, aos finais de semana e feriados. 

O registro de ocorrências de violência contra criança e adolescente foram feitas na Delegacia Especializada da Mulher (Deam), nos finais de semana e feriados, enquanto o "Plantão Depca" era construido. As crianças e adolescentes encaminhadas eram atendidas no mesmo ambiente que menores acompanhantes de mulheres atendidas pelo orgão. A Deam registrou mais de 150 atendimentos, no período de dois meses.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança PúblicaMato Grosso do Sul ocupa a quarta posição entre os estados com as maiores taxas de violência doméstica contra crianças e adolescentes, entre 2020 e 2021. O número de casos registrados representa 60,8%, por 100 mil habitantes. A violência doméstica e maus tratos foram as tipificações mais registradas no Mato Grosso do Sul em 2022, conforme assessora de imprensa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Joelma Belchior.

Casos registrados de violência contra crianças e adolescentes em Mato Grosso do Sul em 2022 (Gráfico: Rafaella Moura)

O "Plantão Depca" possui um espaço lúdico e com atendimento direcionado às crianças e adolescentes vítimas de violência. Os espaços se dividem em salas de coleta de depoimento e uma unidade do Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol) para exame de corpo de delito. De acordo com a assessora de imprensa da Sejusp, Joelma Belchior, os profissionais que atuam no plantão receberam treinamento e capacitação para atender as crianças e adolescentes.

A advogada especializada em crimes contra crianças e adolescentes, Janice Andrade relata que o atendimentos das vítimas de violência devem ser tratados a partir da integração entre ambiente adequado e profissionais especializados. “O abuso, o toque com a mão, com a boca, com esfregar na criança não deixa vestígios. Esse tipo de crime a Deam não tem capacidade para constatar, porque eles não tem uma equipe especializada para ouvir essas crianças.” Janice Andrade afirma a equipe do Plantão Depca receber treinamento para atuar no atendimento de crianças e adolescentes “a medida será inválida”.

Primeira Notícia · Advogada Janice Andrade relata que não é possível capacitar policiais para atender crianças

A psicóloga Gabriela Pecois Arakaki relata que o atendimento das vítimas deve ser diferente para evitar o processo de “revitimização” da criança. “A pessoa sofreu o abuso e precisa relatar para um policial e nesse processo acaba relatando para diversas pessoas, chamamos isso de revitimização. Isso reforça o trauma”. Gabriela Pecois também reforça que o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de abusos deve se estender ao processo de ressocialização.

Segundo a assessora de imprensa da Sejusp, Joelma Belchior, em 2022 foram registrados 235 casos de violência doméstica contra crianças de 0 a 11 anos. O mesmo tipo de violência contra adolescentes, de 12 a 17 anos, registra um aumento de 300% no número de casos, com 947. A Sejusp registrou 615 casos de maus tratos contra crianças e 295 contra adolescentes, no mesmo ano.

Serviço

As denúncias também devem ser feitas pelo Disque 100, da Polícia Militar ou pelo telefone (67) 3323-2500 da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente. A unidade do Plantão Depca fica localizada na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) do Centro Especializado de Polícia Integrada (Cepol), na rua Soldado Polícia Militar Reinaldo de Andrade, número 167, bairro Tiradentes. O local funciona de segunda a sexta-feira no período noturno a partir das 17h30, nos finais de semana e feriados.

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também