O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) começou a emitir o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no dia 2 de janeiro de 2017, em cumprimento a Resolução nº 598, de 24 de maio de 2016, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A mudança do layout é um dos requisitos de segurança para inibir fraudes e é válido somente para os novos documentos como, por exemplo, a primeira habilitação, renovação, segunda via, adição e mudança de categoria.
A Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Relacionados à Atividade Executiva de Trânsito (Deletran) foi inaugurada no dia 29 de dezembro de 2016, o órgão é responsável por fiscalizar a falsificação de CNHs e de veículos. Em janeiro deste ano, a Delegacia apreendeu 30 documentos com irregularidade. Segundo a delegada Titular, Alexandra Fávaro a Deletran recebe denúncias de falsificações, quanto adulteração de informações da CNH.
De acordo com o chefe da Divisão de Registro de Condutores do Detran/MS, Luiz Fernando Ferreira dos Santos as principais fraudes do documento ocorriam nos dados de identificação. “A pessoa retira a película de segurança e altera os dados ou foto. Assim, o papel é verdadeiro, mas os dados eram falsos”. Santos explica que os condutores que estiverem com o documento válido, não precisarão realizar a troca. "A nova resolução do Contran altera apenas o modelo da CNH, os procedimentos para obter a Permissão para Dirigir (PPD) ou renovação da CNH continuam os mesmos e sem alteração no custo".