TRANSPORTE PÚBLICO

Estudantes da capital têm transporte público gratuito em dias de realização de vestibulares

Decreto da prefeitura de Campo Grande garante gratuidade do transporte público para estudantes e candidatos inscritos no Enem e vestibulares de universidades públicas do estado de Mato Grosso do Sul

Felipe Arguelho, Helder Carvalho e Henrry Oden 5/11/2023 - 22h23
Compartilhe:

A prefeita de Campo Grande, Adriana Lopes decretou gratuidade da passagem de transporte público na capital para estudantes e candidatos inscritos nos dias de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em vestibulares de universidades públicas do estado de Mato Grosso do Sul. O benefício é válido para os dias de realização das provas, previamente divulgados pelas insituições de ensino superior. O Consórcio Guaicurus  disponibiliza o benefício por meio do cadastro digital, com prazo mínimo de cinco dias úteis antes da realização das provas.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do município no dia 20 de outubro. O auxílio determina a liberação de passagem de ida e volta para os locais de prova para os candidatos inscritos que residem em Campo Grande. O decreto estabelece que a isenção do transporte público em dias de prova é individual e intransferível. 

Segundo o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Janine Bruno estudantes da rede estadual de ensino levaram à prefeitura a demanda pela isenção da passagem nos dias de realização dos vestibulares. “Houve uma conversa entre estudantes, a prefeita Adriana Lopes e alguns vereadores. A gente sabe que alguns estudantes não têm condição financeira para irem fazer o Enem, então entendemos essa necessidade”.

Bruno afirma que a Agetran e a prefeitura analisam transformar a isenção da passagem em um benefício permanente. “É uma coisa muito boa, que vem para ficar e provavelmente vamos continuar. Isso facilita para as pessoas chegarem nos locais de prova e também, por consequência, ingressarem em uma universidade”. O diretor-presidente da Agetran ressalta que há reforço na frota de ônibus em dias de provas do Enem, devido o aumento do número de passageiros. “Temos uma frota maior disponível para esses dias, e sempre deixamos reforços junto aos terminais”.

O estudante do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Nycolas da Silva solicitou o acesso ao benefício da gratuidade do transporte público para prestar o primeiro dia de prova do Enem e para realizar o vestibular da UFMS, para ingressar no curso de Jornalismo da Universidade. Silva afirma que o benefício é uma alternativa para evitar a abstenção dos inscritos nos dias de prova. “Isso dá um alívio gigantesco, quanto a como eu iria para o local de prova. Agora vou até estudar mais tranquilo. Acho até que isso deveria continuar para os próximos anos, para que todos os alunos consigam ir fazer as provas”.

A estudante do Ensino Médio da Escola Estadual Joaquim Murtinho, Maria de Andrade Pereira comentou que em 2022 faltou o segundo dia de prova do Enem pela impossibilidade de se deslocar para o local de aplicação do exame. “Ano passado eu gastei meu dinheiro para o passe no primeiro dia e para o segundo não consegui carona. O passe de estudante não funciona no final de semana, então não tive como ir. Se fosse gratuito pra ir fazer a prova, igual vai ser este ano, eu poderia ter passado em alguma vaga, quem sabe”.

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também