Mato Grosso do Sul registrou queda nos índices de criminalidade pelo quarto mês consecutivo. Os números apresentam redução desde janeiro quando comparados ao mesmo período do ano anterior. Os crimes com morte violenta representam a maior queda.
Os roubos seguidos de morte caíram 40% em todo o estado entre janeiro e agosto de 2023. Os crimes de feminicídio tiveram redução de 32,1%. Os furtos de veículos e em residências registraram queda de 22,7% e 17,1%, respectivamente.
Dados da Sejusp mostram que os crimes violentos letais intencionais (CVLI) tiveram queda de 31,9% entre janeiro e setembro de 2023, com 326 ocorrências neste ano. O tenente-coronel da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Augusto Regalo aponta que a queda na criminalidade envolve investimentos em diferentes áreas, como assistência social, saúde e segurança pública. “Acredito que a ação integrada entre esses órgãos se reflete na diminuição dos índices de criminalidade em todo o estado. A segurança pública é provavelmente a principal demanda no que se refere a prestação do serviço público, pois lida com valores que são as maiores preocupações das pessoas, ou seja, sua vida, sua liberdade e também com a manutenção de seu patrimônio que por vezes é a materialização de seu esforço de anos de trabalho”.
A criminalidade apresentou redução nos municípios da faixa da fronteira, principalmente roubos de veículos (37,9%), roubos em geral (17,6%), furtos em veículos (17,3%) e homicídios (13,3%). A Sejusp registrou queda em 11 dos 12 crimes nos municípios do interior do estado, com as principais reduções em crimes de feminicídio (53,9%), roubos de veículos (36,7%) e roubos em geral (18,5%). Campo Grande registrou redução em dez dos 12 crimes monitorados, nos crimes de roubos seguidos de morte (75%), feminicídio (40%) e furtos em residências (31,2%).