DRONES NO TRÂNSITO

Infrações de trânsito em Campo Grande neste ano superam registros dos últimos nove anos

O uso de drones na fiscalização e o aumento do tráfego de veículos no trânsito da capital elevou o número de registros de infrações em 2024; a tecnologia ampliou a capacidade de monitoramento dos agentes de trânsito

Mariana Pesquero, Ariane Vilharva, Ingrid Protásio, Pedro Vieira25/11/2024 - 10h00
Compartilhe:

Os motoristas de Campo Grande cometeram 404 mil infrações no trânsito de janeiro a outubro de 2024. O número de infrações flagradas neste ano em Campo Grande supera os últimos nove anos de registros do Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran MS). A utilização de drones iniciou em abril, mês que apresentou aumento nas infrações. 

Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPMTran) posicionou quatro novos drones nas ruas da capital no dia cinco de novembro, que agora possui cinco aparelhos para fiscalização. A utilização dos drones ampliou a capacidade de monitoramento dos agentes de trânsito. As penalidades aos motoristas que usam o celular ao volante e sem cinto de segurança reduziram no mês de instalação em Campo Grande.

O diretor de Trânsito da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Ciro Ferreira explica que excesso de velocidade, avanço do sinal vermelho, uso de aparelho celular, falta do uso do cinto de segurança e a falta do uso de cadeirinha são as infrações com maior número de registros . "Nós temos visto que muitos condutores ainda insistem em não obedecer a legislação. Temos um aumento da frota, aumentamos o uso de tecnologias para o registro das infrações como radares, lombadas eletrônicas e em breve iremos investir no vídeo-monitoramento".

O Segundo Tenente e chefe do BPMTran,  José Gonçalves afirma que o posicionamento de drones na cidade surgiu para atingir a meta do Plano Nacional de Redução de Mortes no Trânsito. "A Polícia Militar faz parte do Sistema Nacional de Trânsito e possui o dever de buscar meios que assegurem o trânsito e a utilização de tecnologias é inevitável. Hoje sabemos que através de um aparelho celular podemos lavrar os autos de infração de trânsito de forma célere e eficaz". 

 

PRIMEIRA NOTÍCIA · Chefe do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPMTran), José Gonçalves explica como funciona a fiscalização por drones

O gerente especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário do Detran, Rubens Ajala afirma que o Departamento atua com a Agetran, Guarda Civil Metropolitana e com a Polícia Militar para fiscalizar e reduzir as infrações de trânsito em Campo Grande. Segundo Ajala, o aumento no registro de infrações é consequência do aumento do tráfego de veículos na cidade. "Nossa atuação é uma presença preventiva. Nós fazemos algumas presenças em campanhas educativas também para poder orientar os condutores sobre os riscos de diversas infrações como o uso do celular e do excesso de velocidade". 

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também