AVENIDA GUNTER HANS

Obras paradas na Avenida Gunter Hans provocam acidentes e mortes de condutores

O corredor de ônibus teve as obras paralisadas em 2021, com 55% de conclusão, o trecho da avenida está com as obras abandonadas e prejudica segurança de motoristas e pedestres na via

Anne Marinho, Beatriz Barreto, Milena Caetano e Sandy Ruiz17/09/2024 - 05h36
Compartilhe:

O corredor de ônibus da avenida Gunter Hans teve a licitação da obra suspensa e causa acidentes fatais em 2024. O Corredor Sudoeste é o trecho de ônibus planejado em 2020 para conectar os terminais Aero Rancho e Bandeirantes. As obras foram paralisadas um ano depois, com 55% de conclusão e um custo superior a R$ 7 milhões, 54,5% do valor total. Motociclistas são as principais vítimas de acidentes no local. Trechos do corredor são utilizados indevidamente como pista de retorno.

Engepar, empreiteira contratada pela prefeitura, não terminou as obras por causa do aumento dos custos dos materiais e mão de obra. O local está com as muretas construídas cercadas de lixos e entulhos. Moradores relatam que a segurança da região diminui e assaltos e acidentes acontecem com frequência.  

O funcionário do Supermercado Nunes, Emerson de Oliveira afirma que testemunhou acidentes graves no local. “Muitas motos batem na quina de concreto daqui. Tempo atrás, uma vítima perdeu a perna e outra faleceu”. Oliveira afirma que prefere a demolição da obra. “Fizeram uma coisa achando que ficaria bem feita e ficou pela metade. Quando a paralisação inadequada acontece em obra, a falta de manutenção e supervisão no ambiente podem resultar em condições inseguras e até mesmo fatais". 

O engenheiro Agrônomo Rubens Silvestrini destaca que é preciso um conjunto de medidas para garantir mais segurança na região. "É preciso enviar funcionários para regular o tráfego e supervisionar as demandas do local. Tem uma região escura? Quem é o responsável? Se tem buraco, é preciso tapar. Tem todo um arcabouço para que não recaia em cima de apenas um gestor público".

PRIMEIRA NOTÍCIA · Professor de Arquitetura Rubens Silvestrini Comenta Sobre Obras Paradas Na Gunter Hans

O comerciante Ilson José Huzek relata que as vendas diminuíram quase 60% por causa da conversão instituída no trecho. "O que mais me incomoda é ter sido feita para algo que está em desuso. Peço a Deus que alguém chegue e desmanche esse troço logo porque só está nos atrapalhando aqui no comércio. Não sei por que fizeram isso, mas alguém tem que tomar uma providência urgente". 

O marceneiro Judson Pereira, que transita quase todos os dias pela avenida, ressalta que as estruturas de concreto inacabadas atrapalham a circulação dos veículos na área. "Eles fizeram a obra com o nosso dinheiro público, mas não terminaram e isso trouxe grandes problemas, como os acidentes e as mortes". Pereira complementa que as obras incompletas são perigosas para motoristas e pedestres. "Os responsáveis pela construção deveriam se importar com a segurança da população e terminar o que começaram".

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também