Mato Grosso do Sul registrou 55 vítimas fatais decorrentes de acidentes de trânsito até o início de outubro. Os motociclistas e motoristas de aplicativo, como Uber, 99 e InDrive são maioria, com o total de 38 casos registrados. A maior parte das ocorrências é por colisão transversal.
Os acidentes mais frequentes ocorrem no período da noite. O maior número de ocorrências registradas foi na Avenida Afonso Pena. A maior causa de acidentes fatais é negligência no trânsito como falta de atenção, cruzar via com sinal vermelho e seta de direção.
De acordo com a Segunda Tenente do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito, Carla Fernanda Vicente Coutinho Clemente automóveis são o meio de transporte com maior ocorrências de acidentes fatais. A maioria dos acidentes acontece à noite, das 17h00 às 19h00.
A jornalista Alicia Miyashiro, 25 anos, se envolveu em três acidentes de trânsito em 2023 e 2024. O terceiro acidente aconteceu em outubro deste ano, na rua Treze de Maio no período da noite. "Meu marido e eu estávamos descendo a rua e o carro da frente freio com tudo e a gente também. O carro de trás não viu e bateu na traseira do nosso carro".
Segundo a instrutora de categoria E da Auto Escola Rodão, Rosângela Ferreira Morais algumas estratégias para reduzir os índices de morte no trânsito incluem uma educação integral das habilidades práticas de condução. "O papel do instrutor é fundamental. Ele não apenas ensina as regras e legislações de trânsito, mas também molda comportamentos e atitudes, e a conscientização dos futuros motoristas". Rosângela Ferreira Morais atua há 24 anos na profissão e ensina que motoristas devem respeitar as regras de trânsito.
A operadora de caixa em Supermercado, Rose Kelly Nunes, 43 anos, se envolveu em acidente de trânsito que comprometeu o movimento da perna esquerda. "O carro bateu na lateral da minha moto e a colisão me jogou longe. Quase rompeu um ligamento, tive que fazer fisioterapia para ajudar a melhorar e de vez em quando ainda sinto dor". Rose Nunes trocou a moto por um carro depois do ocorrido. "Fiquei com medo de pilotar por meses, só usei transporte público. Não quero ser uma vítima de outro acidente de novo".
De acordo com a diretora de Educação no Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo o trânsito é um espaço coletivo onde as pessoas compartilham das mesmas regras, leis, regulamentos. "Você dirige como você vive, se uma pessoa está em paz consigo mesmo, com toda certeza ela vai refletir isso". A Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) criou a campanha "Paz no trânsito começa por você". Segundo Andrea Moringo, o Detran-MS aderiu à Campanha, com foco na conscientização dos condutores para segurança no trânsito.