ECONOMIA

Mato Grosso do sul tem queda de energia elétrica em várias regiões por causa das altas temperaturas

Estado registrou recorde de consumo de energia elétrica com 1.403 megawatts/hora (MW), e 11 bairros da capital ficaram parcialmente sem energia devido a sobrecarga

Keyla Santos, Mateus Adriano, Polyana Vera e Reuel Oliveira 29/09/2023 - 15h58
Compartilhe:

Mato Grosso do Sul registrou uma onda de calor com temperaturas que ultrapassaram os 42ºC em municípios como Porto Murtinho e Ponta Porã. Altas temperaturas provocaram a queda de energia em diversos bairros na capital e no interior do estado. A queda de energia elétrica aconteceu em 11 bairros de Campo Grande na terça-feira (26). 

O estado teve um recorde de consumo de energia nesta semana. O recorde ocorreu às 22h00 da última segunda-feira (25), com um consumo de 1.403 megawatts/hora (MW). Os bairros sem energia em Campo Grande foram Santo Amaro, Tv Morena, Carandá Bosque, Pioneiros, Jardim Parati, Jardim Los Angeles, Jardim Centenário, Parque Residencial Rita Vieira, Monte Castelo e Vilas Boas.

A moradora do bairro Los Angeles, Mayla Alexia dos Santos relata que "a partir das 11h00, a energia começou a oscilar". Segundo Mayla dos Santos, os eletrodomésticos pararam de funcionar.  "A televisão desligava e ligava o tempo todo que caia a energia, e a internet, quando caía a energia, caía também, foi quando vimos no jornal que a região sul de Campo Grande estava com essa queda de energia".

Primeira Notícia · Mayla Santos moradora do Jardim Los Angeles que sofreu com queda de energ

O gerente de Planejamento e Orçamento da Energisa MS, Rodoldo Pinheiro atribuiu a queda de energia em alguns bairros a uma sobrecarga nas regiões do Anhanduizinho, Prosa e Bandeira. "A rede de energia esta planejada para uma quantidade de carga disponível, mas o que observamos é que em algumas regiões pontuais, esse limite tem sido extrapolado. E por segurança, os circuitos são desligados e é necessário um técnico nosso ir ate o local".

Primeira Notícia · Rodoldo Pinheiro, Gerente de Orçamento e Planejamento da Energisa Ms

De acordo o coordenador Comercial da Energisa, Jonas Ortiz o aumento se deve ao uso de eletrodomésticos para diminuir a sensação de calor. Segundo Ortiz, ventiladores e condicionadores de ar consomem grande quantidade de energia elétrica. De acordo com o meteorologista do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), Vinicius Sperling a onda de calor deve voltar ao estado com temperaturas ainda mais altas.

O comércio também foi afetado pelas altas temperaturas. As floriculturas tiveram aumento do consumo de energia em decorrência do calor. A empresária Maria Gabriela Bellinati afirma que a fatura de energia do local aumentou R$800 no último mês. "Quando tá fresco a gente consegue deixar a porta aberta e o ar condicionado desligado. Mas agora, a gente até fechou a porta por que não tá rendendo, se deixa a porta aberta entra o ar quente e prejudica as flores. Estamos usando dois ares".

Primeira Notícia · Maria Gabriela explica sobre o alto consumo de energia em sua floricultura

O coordenador Comercial, Jonas Ortiz afirma os clientes que tem placas solares em suas residencias devem ficar atentos ao consumo de energia. Segundo Ortiz, o consumo de energia da residência pode superar os megawatts/hora produzidos pelas placas solares e gerar um aumento na fatura. A produção de energia das placas solares será menor do que o consumo na residência e gerar um aumento na fatura. "Se esse cliente não fez um dimensionamento prevendo esse consumo maior, pode ser que nesse momento ele não tenha energia suficiente para compensar sua conta".

De acordo com Ortiz, os consumidores devem utilizar a energia elétrica de maneira correta. "Primeiro, a gente vai falar do ar condicionado. Inevitavelmente a gente acaba adquirindo e limpar os filtros do ar-condicionado semanalmente faz com que ele seja mais eficiente. Aquele cuidado com portas e janela, com aquele abre e fecha, porque faz com que a temperatura fria saia do cômodo, também aquelas fresas por debaixo da porta".

Primeira Notícia · Jonas Ortiz Coordenador Comercial da Energisa Ms
Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também