Policiais civis de Mato Grosso do Sul reivindicam reajuste salarial para o governo do estado. Os policiais fizeram greve e realizaram protestos para que o governo de Mato Grosso do Sul equipare os salários da classe com outros estados. Os policiais justificam a paralisação por perdas inflacionárias e ausência da correção salarial. O salário inicial dos policiais civis em Mato Grosso do Sul é de R$5.559,00.
Mato Grosso do Sul é o 18º no ranking salarial das polícias civis no Brasil. O Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-MS) realizou uma assembleia geral no dia 21 de agosto e a proposta de greve foi aprovada pelos policiais. A proposta de reajuste salarial do governo foi recusada pelos policiais.
O presidente do Sinpol-MS, Alexandre Barbosa afirma que que os policiais aguardam o reajuste salarial há mais de três anos. “Nós esperamos há muito tempo, precisamos de uma reestruturação salarial. Isso vem desanimando os policiais de trabalharem nas ruas, de realizarem investigações, precisamos ser valorizados”. Barbosa destacou que a paralisação total das atividades é a próxima ação dos policiais. O presidente do Sindicato comentou que o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, sugeriu a incorporação do auxílio alimentação ao salário, e uma proposta que prevê um parcelamento da diferença de 18%, dividido em três anos.