TRANSPORTE PÚBLICO

Prefeitura divulga relatório de avaliação do transporte público de Campo Grande

Relatório de Monitoramento dos Índices de Desempenho publicado no Diário Oficial no dia 21 de novembro classifica 11 critérios do transporte público de Campo Grande como excelente, ótimo e bom

Isadora Colete, Julia Nogueira, Murilo Medeiros e Pietra Dorneles26/11/2024 - 14h39
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Auditores da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) divulgaram um Relatório de Monitoramento dos Índices de Desempenho (Remid) do transporte público de Campo Grande. O Remid registra a avaliação do transporte coletivo de Campo Grande nos meses de agosto, setembro e outubro de 2024, e foi publicado no Diário Oficial no dia 21 de novembro. Os auditores avaliaram onze fatores e nenhum deles foi considerado “regular” ou “insuficiente”.

O Consórcio Guaicurus é responsável por fornecer dados aos auditores da Agetran e da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg), que conferem as informações e utilizam fórmulas para calcular a avaliação de cada critério. Os itens conforto, acessibilidade, pontualidade, qualidade da frota e desempenho econômico foram classificados como padrão “excelente”. Cobertura do sistema e manutenção da frota foram classificados como “ótimo”. Regularidade, eficiência e cortesia na prestação obtiveram a classificação “bom”.

O auditor responsável pelo relatório, Henrique Matos explica que esta é a primeira vez que este tipo de documento é produzido e que as fórmulas utilizadas são estabelecidas por contrato. “A gente faz a avaliação, embora a gente entenda que não é a melhor forma de medir isso. A gente entende que essa fórmula não vai refletir a realidade, mas é o que está posto no edital e eu preciso cumprir. A Agetran está cumprindo o edital, mesmo quando ela não concorde com o edital. Isso tinha que ter sido corrigido na licitação em 2012, agora, em 2024, no meio da concessão, você não consegue alterar isso”. 

A estudante do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Vanessa Lopes discorda dos resultados obtidos no relatório. “Os ônibus vivem extremamente lotados e tem poucas unidades rodando”. A maior reclamação entre os usuários é a superlotação do transporte em horários de pico, falta de ventilação e pouca rotatividade. O vendedor Diego dos Santos utiliza o transporte público diariamente e avalia o espaço e a ventilação do transporte público de forma negativa.

O motorista da linha 061, que parte do Terminal Moreninhas ao Shopping Campo Grande, Carlos Nascimento afirma que o calor é a maior reclamação no trajeto. “Como passo muito tempo dirigindo, o calor fica insuportável por ser um lugar sem muita ventilação, além de tudo com salário baixo”. O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande (STTCU-CG) realizou acordo para aumento de 8% a mais no vale alimentação após negociações com o Consórcio Guaicurus. O salário dos motoristas é de R$2.749 e o vale alimentação R$250.

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