Auditores da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) divulgaram um Relatório de Monitoramento dos Índices de Desempenho (Remid) do transporte público de Campo Grande. O Remid registra a avaliação do transporte coletivo de Campo Grande nos meses de agosto, setembro e outubro de 2024, e foi publicado no Diário Oficial no dia 21 de novembro. Os auditores avaliaram onze fatores e nenhum deles foi considerado “regular” ou “insuficiente”.
O Consórcio Guaicurus é responsável por fornecer dados aos auditores da Agetran e da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg), que conferem as informações e utilizam fórmulas para calcular a avaliação de cada critério. Os itens conforto, acessibilidade, pontualidade, qualidade da frota e desempenho econômico foram classificados como padrão “excelente”. Cobertura do sistema e manutenção da frota foram classificados como “ótimo”. Regularidade, eficiência e cortesia na prestação obtiveram a classificação “bom”.
O auditor responsável pelo relatório, Henrique Matos explica que esta é a primeira vez que este tipo de documento é produzido e que as fórmulas utilizadas são estabelecidas por contrato. “A gente faz a avaliação, embora a gente entenda que não é a melhor forma de medir isso. A gente entende que essa fórmula não vai refletir a realidade, mas é o que está posto no edital e eu preciso cumprir. A Agetran está cumprindo o edital, mesmo quando ela não concorde com o edital. Isso tinha que ter sido corrigido na licitação em 2012, agora, em 2024, no meio da concessão, você não consegue alterar isso”.