TRANSPORTE URBANO

Corredor de ônibus urbano começa a funcionar em Campo Grande

Corredor de ônibus urbano na rua Brilhante começou a funcionar no dia 18 de abril, objetivo é dar uma maior eficiência ao trânsito, reduzir em até 25% o tempo médio de espera dos passageiros nas rotas do centro-bairro e bairro-centro

Alicia Miyashiro, Maria Fernanda Martins, Natália Pereira e Vinícius Reis 1/05/2022 - 23h14
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O corredor de ônibus, previsto no plano de mobilidade urbana de Campo Grande, iniciou seu funcionamento no último dia 18 de abril. O primeiro trecho do novo corredor de transporte coletivo foi implantado nas ruas Guia Lopes, Brilhante e Marechal Deodoro. O objetivo é dar uma maior eficiência ao trânsito, e reduzir em até 25% o tempo médio de espera do ônibus que fazem a rota do centro-bairro e bairro-centro.

O estacionamento de veículos na pista reservado para os ônibus, do lado esquerdo, está proibido desde o dia 18 de abril. A conversão à esquerda em cinco esquinas, onde foram construídas as estações de embarque, também está proibido. Circulam diariamente pelo corredor em funcionamento 45 ônibus de seis linhas, entre elas estão a linha Caiobá/Aero Rancho, Centro/Santa Emília, Centro/Lageado, Aero Rancho/General Osório, Bandeirantes/Nova Bahia e Aero Rancho/Nova Bahia.

A atendente Luana Thaís Figueiredo diz que faz o uso do transporte público todos os dias na Rua Brilhante para ir ao trabalho, ela observou a ausência de melhorias entre o novo e o antigo corredor de ônibus, localizado na rua, na pista do lado direito. "Desde que pego ônibus já existe um corredor especial para eles. A única diferença que percebi foi de que os pontos são mais confortáveis, eles tem uma proteção contra o mau tempo, contra o sol, então só por isso acabam sendo melhores do que os outros pontos de ônibus, mas o fluxo continua o mesmo".

Agentes de trânsito foram direcionados ao longo da via para orientar os motoristas, durante o primeiro dia de funcionamento do corredor de ônibus. O diretor geral da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Janine Bruno explicou que as plataformas foram implantadas do lado esquerdo, pois do lado direito da pista cobririam a fachada dos comércios, e impossibilitariam a entrada de veículos em suas residências ou comércios. "Teríamos que ampliar o tamanho das calçadas, retirar as árvores e tudo isso teria um custo bem maior. Sendo assim, a solução encontrada foi colocar ao lado esquerdo da via". 

O motorista Josué de Oliveira trabalha há 25 anos no Consórcio Guaicurus e diz que o novo corredor exclusivo para ônibus aumentou a velocidade média do transporte. “Antes fazíamos o trajeto em 10 minutos, agora utilizamos metade desse tempo, em torno de cinco, seis minutos”. Oliveira também afirma que os passageiros elogiaram o novo corredor e os novos pontos de embarque e desembarque. "Os passageiros acham confortáveis os novos pontos de embarque e desembarque, alguns até me falaram que se sentem mais seguros na hora de esperar o transporte".

O frentista Evandro Ferreira trabalha em um posto de gasolina localizado em frente ao novo corredor de transporte coletivo, e explica que o local muitas vezes perde cliente em razão dos ônibus que ficam parados para embarque e desembarque, e atrapalham o fluxo de carros. “Em certo horário do dia, para uns 4 ou 5 ônibus um atrás do outro, o cliente cansa de esperar os ônibus sairem para ele entrar, infelizmente ele vai embora e é um cliente que o posto perde. O movimento caiu, sem falar a sinalização que está precária, acontecem muitos acidentes aqui porque falta explicação de como fazer a conversão de modo correto, então dificulta muito”.

Primeira Notícia · Evandro Ferreira fala como o novo corredor de ônibus atrapalha o posto de gasolina
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