A Prefeitura de Campo Grande (PMCG) concedeu a licença ambiental para a concessionária "CG Solurb" iniciar as atividades do primeiro ecoponto da cidade. A autorização ambiental concedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) para implantação da unidade foi publicada no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) e tem validade de 90 dias. A obra está prevista para começar na segunda quinzena de fevereiro, e deve ser concluída entre 120 a 160 dias.
O ecoponto é uma unidade que irá receber resíduos como geladeiras, sofás, móveis, que são descartados em terrenos baldios, ou nas ruas, e também receberá restos de galhos da poda de árvores e até um metro cúbico de entulho, ou seja, 650 quilos de resíduo seco ou 850 quilos se estiver úmido.
A estrutura terá galpões com caçambas para a distribuição dos diferentes tipos de resíduo, calçamento com lajotas sextavadas, para garantir o acesso aos caminhões da empresa e de quem for levar resíduos de material reciclável. O local tem 3.651 m² e está localizado na Rua Sagarana, no bairro José Pereira.
O gerente operacional da Solurb, Bruno Velloso afirma que a concessionária é obrigada a operar o ecoponto, que consiste em receber os resíduos e fazer uma triagem visual do que pode ou não entrar. O gerente explica que “a prefeitura indica a área onde o ecoponto vai ser construído, a concessionária faz o projeto de acordo com a área indicada, a prefeitura licencia esse projeto do ecoponto. Para começar a obra a é preciso fazer a autorização ambiental e a prefeitura fornecer e autorizar a ligação da água e luz do local”. O secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, José Marques afirma que a Semadur será responsável por estabelecer medidas preventivas para que não ocorra devastação ambiental durante a instalação da unidade.