O lançamento do e-book infantil “O Pequeno Macedônio”, de autoria do filósofo Henrique Komatsu e do artista visual e quadrinista Fábio Quill, foi premiado em março deste ano. A obra foi realizada com fomento governamental por meio da Lei Aldir Blanc, lei que ampara artistas durante a pandemia de Covid-19. Os artistas se conheceram por meio do grupo de literatura 'Vórtice Literário', e o convite para ilustrar o e-book infantil veio pouco tempo depois.
Uma das exigências do edital era de que o trabalho fosse coletivo e com participação de outros artistas locais, fator que aproximou os artistas. O escritor teve dificuldades para encaixar o conteúdo nas propostas do edital. Os autores concluiram, após análise da Lei Aldir Blanc e do edital, que um e-book seria ideal para o conteúdo, que recebeu o texto de Komatsu e as ilustrações de Quill.
Komatsu diz que "por meio de um edital da Lei Aldir Blanc, tanto e-book quanto videobook ganharam forma". O escritor pontua que o formato digital foi uma imposição do edital. "Agora, em meio a uma pandemia, acredito que fez muito sentido, pois a manufatura e a distribuição do livro puderam e podem ser feitos virtualmente, já o formato impresso não permitiria amplo acesso da população, e visto que o projeto é financiado com verba pública, colocar o ebook no formato digital permite isso por meio do download gratuito".
Segundo Quill, o edital ocorreu em duas etapas. “A primeira etapa foi o valor de abertura do edital e a segunda etapa se baseou num acréscimo de valores sobraram do inciso que era dos espaços” O autor pontua que a ampliação do projeto, possível em função da extensão da verba cedida pela Lei Aldir Blanc, permitiu que os autores buscassem outros profissionais para realizarem a dramatização do livro, assim como o trabalho audiovisual.