O Núcleo de Sapateado Americano realiza a 2° Mostra de Dança "Por Enquanto 3 em 1" no Teatro Glauce Rocha, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na próxima segunda-feira, dia 14. O evento acontece às 19h30 e terá a participação do Estúdio Corpo e Arte, Espaço FNK e do Grupo Bailah e Luz Tecido Acrobático. A apresentação é uma forma de mostrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano. O nome da mostra é uma referência às modalidades que são ofertadas no Núcleo, dança do ventre, balé clássico e sapateado americano.
O Núcleo oferece aulas que são realizadas na Sala de Dança, localizada no estádio Pedro Pedrossian, Morenão, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O projeto faz parte do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O Núcleo foi criado em 2010 pela professora Mariana de Brito, contratada pela Pró-Reitoria de Extensão (Preae) como coreógrafa, não se restringe apenas à comunidade acadêmica, mas a qualquer pessoa que tenha interesse em participar. Podem participar crianças a partir de sete anos até adultos, sem limite de idade. Além de sapateado americano, são oferecidas aulas de balé clássico e dança do ventre.
A coreógrafa Mariana de Brito realizou uma pesquisa sobre os estilos de dança mais comuns na região para então fundar o Núcleo. "Há cinco anos percebi que existia uma lacuna, pois o sapateado não era dançado em Campo Grande. Então fiz capacitações para poder começar a dar as aulas". A professora viajou, com recursos do Programa de Extensão Universitária (ProExt), para São Leopoldo, Rio Grande do Sul, para o festival Sul em Dança, no qual participou de vários cursos e palestras para se especializar no ensino do sapateado.
Benefícios da dança
Segundo a fisioterapeuta Lívia Capello, a dança é uma atividade física benéfica para a saúde. "Funciona como uma válvula de escape em que a energia e a tensão acumuladas diariamente podem ser liberadas, desenvolvendo um excelente condicionamento físico. É fundamental para estimular os sentidos visual, tátil, auditivo e também a parte afetiva, cognitiva e motora".
A coreógrafa Mariana de Brito enfatiza os benefícios citados pela fisioterapeuta e diz que além de trazer melhorias na saúde, a dança contribui para o aumento da auto estima.
A estudante de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Brisa Ramos, frequenta as aulas há um ano e está na turma de iniciantes. Ela procurou o sapateado, pois a modalidade é um pré-requisito para o teatro musical, área na qual quer trabalhar.
Serviço
Para quem tiver interesse em participar das aulas, deve acessar o portal da PREAE e imprimir a ficha de pré-inscrição, que começam em janeiro. A taxa é única no valor de R$ 120,00 para todas as modalidades e pode ser paga na Sala de Dança, que fica no estádio Morenão entre as rampas 12 e 13.