A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de Mato Grosso do Sul revelou que 159.332 pessoas estão inadimplentes no Estado, entre eles, 34.733 sem condições de quitar suas dívidas. Os dados são baseados em pesquisa realizada de maio de 2017 a maio deste ano. O cartão de crédito é disparado o sistema de pagamento que mais acumula consumidores endividados, cerca de 63,4%.
O tempo em que as pessoas permanecem inadimplentes é extenso. Ainda segundo a pesquisa, 56,4% dos entrevistados possuem contas em atraso há mais de 90 dias, e 42,6% está com 11 a 50% da renda mensal comprometida por dívidas. A economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecomércio MS), Daniela Dias, ressalta a consequência da inadimplência no comércio de Campo Grande, que tem relação direta com o acesso ao crédito de empresas.
O texto-base do projeto Cadastro Positivo foi aprovado no dia 9 de maio na Câmara dos Deputados, entretanto precisam votar as mudanças na proposta original antes de ser encaminhado para aprovação no Senado. O projeto funcionará como uma lei que compartilha as informações tanto de consumidores com crédito negativo quanto positivo, o que pode aumentar a concorrência na concessão de crédito para pessoas físicas e pequenas empresas, como forma de reduzir os juros.
Segundo a analista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio de Mato Grosso do Sul, Anderson de Assis Costa, de maio do ano passado para maio deste ano o número de sul-mato-grossenses com contas em atraso aumentou cerca de um ponto percentual e as pessoas que tem contas em atraso e sem condições de paga-las diminuiu em menos de dois pontos percentuais.