COMÉRCIO E SERVIÇO

Abertura de empresas cresce em Mato Grosso do Sul em 2024

O número de empresas abertas é 9,16% maior que o mesmo período de 2023, setor de serviços e comércio lideram o aumento, a soma representa 66% do número total de novas empresas

Ariane Vilharva, Ingrid Protásio, Mariana Pesquero e Pedro Vieira20/09/2024 - 22h44
Compartilhe:

Mato Grosso do Sul registrou aumento na abertura de empresas em 2024. Campo Grande tem 4.344 novas empresas neste ano, seguido por Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã. O setor de serviços teve o maior número de registros de novas empresas.

Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) registrou, no mês de agosto, a abertura de 652 empresas de serviços, 229 de comércio e 32 na indústria. A abertura de novas empresas promoveu o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. A quantidade de empresas abertas no estado no primeiro semestre de 2024 é 9,16% maior que os números de 2023, neste mesmo período.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), Renato Paniago explica que a Associação oferece suporte e apoio às empresas. "É uma representação fundamental para criar um ambiente de negócio mais favorável para novos empreendimentos. Temos uma gama de ferramentas e benefícios que ajudam nos desafios que as empresas enfrentam todo dia, sejam elas pequenas, médias ou grandes". 

A economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS), Regiane de Oliveira avalia que o crescimento na abertura de empresas é positivo para o estado. "Sempre o aumento de empresas em uma região traz efeitos positivos para aquela economia porque quanto mais empresa, mais emprego e mais renda. Então, do ponto de vista econômico, é importante porque a economia gira". 

O diretor-presidente da Jucems, Nivaldo Domingos afirma que o MS Agiliza é o principal incentivo do governo para impulsionar a criação de novas empresas no estado. "Nós temos o MS Agiliza, que nada mais é que a isenção do registro da abertura das empresas nos municípios que o aderirem. Estamos na política juntamente com o Sebrae para que isso fomente o aumento do número de empresas dentro do MS Agiliza".

PRIMEIRA NOTÍCIA · Diretor-presidente da Jucems, Nivaldo Domingos explica o que causou o aumento de empresas no estado

 

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também