A taxa de desocupação em Mato Grosso do Sul registrou queda de 0,7% em comparação ao primeiro trimestre. O estado ocupa a 2ª posição nacional na taxa de empregabilidade, com 67,7% de pessoas em idade para trabalhar empregadas. A capital teve 3,0% da população em situação de desocupação no segundo trimestre de 2023, número próximo ao Pleno Emprego.
Os programas de incentivo ao emprego como o Feirão da Empregabilidade é uma forma de promover oportunidades de trabalho com carteira assinada para pessoas a partir dos 14 anos. O setor da Construção Civil concentra os trabalhadores formais no setor privado. Os trabalhos informais contabilizados somam metade das pessoas empregadas.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNADC/T), Campo Grande possui a menor taxa de pessoas desocupadas em comparação a outras capitais brasileiras. O economista Eduardo Matos afirma que um maior número de pessoas empregadas estimula a economia do estado e o comércio local. “A queda na taxa de desocupação é algo positivo e significa que as pessoas estão conseguindo gerar renda de alguma forma, mesmo que informalmente”.
O economista ressalta que o aumento do número de pessoas de baixa renda que conseguiram emprego contribui para o crescimento econômico do estado devido ao consumo individual. "Em muitos casos, 100% da renda dessas pessoas é destinada ao consumo diário". Eduardo Matos relata "Os consumidores priorizam a troca de bens materiais quando há um aumento do salário, pois podem comprar itens de melhor qualidade".
A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) oferece mais de mil vagas de emprego semanalmente. O diretor da Funtrab, Ademar Silva Júnior explica que "uma das ações que realizamos é a parceria com pequenas empresas como mercados, padarias e conveniências localizadas em bairros da capital". Ademar Silva ressalta que as vagas de trabalho oferecidas a partir das parcerias com as empresas locais são vagas de trabalho formalizadas. “A maioria das pessoas que vem até a Funtrab tem preferência de conseguir um emprego que seja perto de casa e essa busca muitas vezes é difícil de conseguir devido aos pré-requisitos. Por isso, vamos para determinada região e tentamos fazer a população que mora ali trabalhar naquele comércio e assim atender essa demanda de geolocalização”.