O Brewday/MS, primeiro evento de brassagem de cervejas artesanais, acontece no dia seis de outubro em Campo Grande. A brassagem é a etapa de cozimento dos grãos de malte em água quente. Filiados à Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Cerveja Artesanal (Acerva/MS) produzem, durante o Brewday, as cervejas que serão consumidas no 2º Festival Cervejeiro Artesanal de Mato Grosso do Sul. O festival acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de novembro em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/MS).
Os filiados à Acerva/MS produzirão a cerveja nas residências e em local aberto ao público, neste ano na Cervejaria Prosa. A melhor cerveja produzida no Brewday/MS e consumida durante o 2º Festival Cervejeiro de MS será premiada. O Brewday/MS acontece também nas cidades de Dourados, Bonito e Corumbá. O Senac/MS disponibilizou salas, auditório e espaço para as festas.
Campo Grande possui quatro cervejarias artesanais, uma de larga escala, uma de médio porte e duas fábricas com bar, chamadas de brewpubs. Segundo o presidente da AcervA/MS, Thiago Wormsbecher o objetivo é disseminar a produção e consumo de cerveja de qualidade e apoiar outros movimentos com o intuito de valorizar a cultura cervejeira regional. “A médio prazo, caso o poder público tenha vontade de incentivar a instalação de nano e micro fábricas, Campo Grande terá um papel de destaque nacional, pela localização e cultura local, que pode ser amplamente explorada”.
De acordo com estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) as cervejas especiais representavam 8% do mercado nacional da bebida em 2012 e, em 2014, 11%. A projeção é de que a cota suba para 20% em 2020. O sócio-proprietário da Cervejaria Prosa, Hipólito Lima aponta que o setor industrial cervejeiro é dividido em etapas. “A indústria fomenta muita coisa na economia, então você precisa também de escola técnica, de cursos profissionalizantes e de pessoas preparadas para entrar em uma indústria e operar os equipamentos que estão lá”.