CERVEJARIAS

Brassagem para produção de cervejas artesanais acontece em Mato Grosso Sul

Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Cerveja Artesal é responsável pela produção das bebidas que serão consumidas no 2° Festival Cervejeiro Artesanal do Estado

Jéssica Fernandes, Lyanny Yrigoyen e Monique Faria30/09/2018 - 19h00
Compartilhe:

O Brewday/MS, primeiro evento de brassagem de cervejas artesanais, acontece no dia seis de outubro em Campo Grande. A brassagem é a etapa de cozimento dos grãos de malte em água quente. Filiados à Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Cerveja Artesanal (Acerva/MS) produzem, durante o Brewday, as cervejas que serão consumidas no 2º Festival Cervejeiro Artesanal de Mato Grosso do Sul. O festival acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de novembro em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/MS).

Os filiados à Acerva/MS produzirão a cerveja nas residências e em local aberto ao público, neste ano na Cervejaria Prosa. A melhor cerveja produzida no Brewday/MS e consumida durante o 2º Festival Cervejeiro de MS será premiada. O Brewday/MS acontece também nas cidades de Dourados, Bonito e Corumbá. O Senac/MS disponibilizou salas, auditório e espaço para as festas.

Campo Grande possui quatro cervejarias artesanais, uma de larga escala, uma de médio porte e duas fábricas com bar, chamadas de brewpubs. Segundo o presidente da AcervA/MS, Thiago Wormsbecher o objetivo é disseminar a produção e consumo de cerveja de qualidade e apoiar outros movimentos com o intuito de valorizar a cultura cervejeira regional. “A médio prazo, caso o poder público tenha vontade de incentivar a instalação de nano e micro fábricas, Campo Grande terá um papel de destaque nacional, pela localização e cultura local, que pode ser amplamente explorada”. 

De acordo com estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) as cervejas especiais representavam 8% do mercado nacional da bebida em 2012 e, em 2014, 11%. A projeção é de que a cota suba para 20% em 2020. O sócio-proprietário da Cervejaria Prosa, Hipólito Lima aponta que o setor industrial cervejeiro é dividido em etapas. “A indústria fomenta muita coisa na economia, então você precisa também de escola técnica, de cursos profissionalizantes e de pessoas preparadas para entrar em uma indústria e operar os equipamentos que estão lá”.

O representante da Eden Beer, cervejaria artesanal da cidade de Maringá/PR, Juliano Pelegrini Dambros mudou-se para Campo Grande para investir no setor e diz que o mercado cervejeiro de Mato Grosso do Sul tem potencial de expansão. “Eu acho que Mato Grosso do Sul têm todo o potencial para investir na matéria-prima, na cevada, precisa de uma parceira com uma malteria e produzir para atender o Brasil inteiro. Mato Grosso do Sul está localizada no meio do Brasil, então é um ponto estratégico para a escoação da produção”.

De acordo com o presidente da AcervA/MS, Thiago Wormsbecher o crescimento do setor no Estado depende da agilidade do poder público em rever e votar o Plano Diretor. "Na capital, quem produz mil litros por mês e quem faz de 200 mil à 1 milhão de litros por mês, paga a mesma taxa e imposto".

A advogada Sheila Ribeiro começou a fabricar cerveja artesanal como forma de lazer com mais duas amigas e juntas criaram o projeto Marias Cervejeiras. Ela afirma que na capital o mercado da cerveja artesanal cresce com a aceitação do público. “Nesses últimos dois anos, tivemos uma boa aceitação pela cerveja artesanal, todos que iniciam a experiência de tomar cervejas artesanais, não conseguem regredir e voltar a tomar as cervejas populares”.

Segundo o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), unidade Agropecuária Oeste, Cláudio Lazzarotto a planta precisa estar adequada às questões ambientais do local. “Hoje em dia não tem pesquisa para o cultivo da cevada porque para chegarmos a esse nível de investir em biotecnologia, teríamos que estar em situação de desabastecimento, o que não é o caso. Deixamos a produção para países mais frios e estados mais frios”. 

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também