O período de chuvas recentes favoreceu o plantio de soja no Mato Grosso do Sul. A semeadura do grão atingiu 72% da área estimada. A quantidade de sementes disponíveis no estado foi inferior a safra passada. A produção atual de soja é de mais de 13 milhões de toneladas.
A produtividade estimada de sacas por hectare é 5,98% maior que na safra passada. O período de chuvas intensas com precipitações entre 10 e 100 mm beneficiou o solo no estado. A área plantada é de aproximadamente 3,249 milhões de hectares na primeira semana de novembro.
Segundo o coordenador técnico da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja /MS), Gabriel Balta a safra de soja iniciou no período esperado em Mato Grosso do Sul. “A região sul do estado lidera o plantio com 76% da safra, a região centro com 69% e a região Norte com 60%. Até o momento a área plantada é de aproximadamente 3,249 milhões de hectares, então estamos bem adiantados”.
Dados do Boletim de Monitoramento Agrícola da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que as chuvas contribuíram para a recuperação dos níveis de água no solo e criaram condições favoráveis para o plantio. O índice de vegetação, utilizado para monitorar o desenvolvimento das lavouras, mostra que, nas áreas mais afetadas pela estiagem, como o Norte do estado, o desenvolvimento está abaixo da média. O índice está favorável em regiões com chuvas mais regulares, como o Sudoeste de Mato Grosso do Sul.