Os consumidores sul-mato-grossenses devem movimentar, aproximadamente, 202,69 milhões de reais na economia do estado no período de comemoração ao Dia das Mães. De acordo com a pesquisa de intenção de compras e comemorações, realizada entre os dias 9 e 20 de abril pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae-MS), 70% dos consumidores vão presentear suas mães nesta data comemorativa. No total, 2.509 pessoas foram entrevistadas em 15 municípios de Mato Grosso do Sul.
Conforme o levantamento, aproximadamente, 105 milhões de reais (52%) serão gastos na compra de presentes e 97 milhões de reais (48%) serão destinados às comemorações, ou seja, despesas com viagens, alimentação e bebidas.
Segundo a economista da Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS), Daniela Dias em relação ao ano passado, projeta-se um aumento na movimentação econômica estadual de 21,55% com presentes e 32,61% com as comemorações. “Neste ano, percebemos que teve uma mudança de cenário, a intenção de consumo das famílias está numa evolução constante. Ainda estamos na chamada ‘zona negativa’ de consumo, mas ela já melhorou significativamente. Desde o ano passado, temos uma tentativa de recuperação do emprego. Ainda temos um número grande de desempregados, mas a velocidade com que isso cresce é muito menor em comparação, por exemplo, a 2016 e início de 2017. Isso traz um pouco mais de segurança no emprego e alguns indicadores econômicos têm afetado as expectativas dos consumidores e, consequentemente, dos empresários”.
(Foto: Lucas Castro)
Daniela Dias afirma que, neste ano, a preferência é pelas lojas do centro. “Em Campo Grande, a gente vê que essa realidade acontece mais frequentemente do que em outros municípios. No interior, as lojas centrais ainda são muitos próximas das lojas dos bairros. Então, a gente percebe mais essa tendência em Campo Grande. Lojas centrais são a preferência de compra, seguidas pelos shoppings e também temos o comércio de vizinhança ou comércio dos bairros”.
A economista aponta que, no estado, as roupas seguem como preferência para presentes. “As roupas são a preferência de mais de 25% dos entrevistados, seguido de calçados com, aproximadamente, 13% e bolsas e acessórios com 10%. Tivemos uma novidade nessa pesquisa, que foi a procura por centros de estética. Então, os presentes podem ser inovadores neste ano em relação ao mesmo período em 2016 e 2017. Além disso, no que se refere às comemorações, a maior parte dos filhos e das mães tenderão a passar essa data comemorativa em casa. Então, nesse sentido, os supermercados devem ser movimentados significativamente”.