A Feira do Empreendedor 2014 trouxe empresas inovadoras do setor alimentício que foram usadas como modelo para quem deseja investir neste mercado. O objetivo foi mostrar ações que possam fomentar o desenvolvimento sustentável desse tipo de negócio. A Feira, organizada pelo Sebrae, ocorreu de 21 a 24 de agosto, no Centro de Convenções Albano Franco em Campo Grande.
Segundo dados da Pesquisa Anual de Serviços, PAS, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, de 2011, o setor de alimentos possui o maior número de empresas em Mato Grosso do Sul. O ramo representa 28,39% dos empreendimentos que prestam serviços no Estado, um total de 3.054 empresas dentro do contingente de 13.434.
O gestor do programa Sebraetec, Pedro Loango, pontua que a instituição possui consultoria específica para empresários que se interessam por inovações no setor de alimentos. Sua programação inclui temas como análise nutricional, desenvolvimento de embalagens, cardápios, entre outros.
Segundo Loango, outro serviço ofertado é o Agentes Locais de Inovação (ALI) “um programa onde agentes locais de inovação oferecem consultoria no tema”. Pedro Loango acredita que o empreendedor tem dificuldade quando o assunto é inovação. “A dificuldade do empresário é identificar onde quer inovar, para ele inovar é criar algo novo no mercado, mas às vezes é apenas melhorar o produto que ele tem”.
No setor de alimentos, inovar pode significar a busca pela saúde. De acordo com o Instituto Euromonitor, os brasileiros têm procurado se alimentar de maneira mais saudável. O instituto aponta que o mercado de alimentação saudável deve superar R$ 40 bilhões em 2014 no Brasil.
Para a nutricionista Camila Beiersdorf, o aumento neste setor evidencia a preocupação de consumidores na redução de doenças e no aumento da qualidade de vida. “Diante da correria do dia-a-dia, as pessoas buscam uma vida saudável. Há uma procura por uma dieta mais funcional, com a adição de nutrientes e produtos integrais”.
Beiersdorf também é proprietária da empresa Pasta Colore, e oferece um serviço diferenciado a este público. O cardápio de seu estabelecimento possui massas integrais, e ela pretende incluir opções sem glúten. Camila Beiersdorf falou sobre como o mercado campo-grandense tem se adaptado à busca por produtos mais saudáveis.
Serviços com foco em alimentação saudável em Campo Grande
O proprietário da empresa Pack Frutas, Raphael Borda, encontrou uma solução para a alimentação sem frutas que os campo-grandenses podem ter diante do dia-a-dia tumultuado. “criamos o segmento de entrega de frutas diariamente pronto para o consumo, teoricamente em Campo Grande não existia, com frutos frescos e limpos”.
Borda comenta que para manter a clientela fiel, investiu na legalização da Pack Frutas, que define como um diferencial que seus concorrentes não possuem. “apostamos em segurança alimentar, temos licença sanitária, temos todo um amparo legal para trabalharmos”.
O restaurante Salada Principal se diferencia dos demais pela presença diária de no mínimo dezesseis tipos de saladas. A proprietária, Patrícia De Nucci, explica como iniciou o restaurante. “O antigo dono abriu como vegetariano, foi uma febre e parou, porque antigamente não tinha essa quantidade de opções para vegetarianos. Então entrou a carne de peixe e frango, e foi quando compramos o estabelecimento, em 1995”.
Patrícia De Nucci comenta que decidiu manter o restaurante com o mesmo serviço. Como inovação, ela explica que o local oferece serviço de marmitas, onde o consumidor escolhe os itens e pode optar pelas variedades de saladas na famosa quentinha, “se a pessoa quiser apenas salada, fazemos”.
Serviço
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