As empresas de franquia em Mato Grosso do Sul registraram um faturamento de R$ 1,6 bilhão no primeiro semestre de 2024. O setor de Saúde, Beleza e Bem-estar é o mais lucrativo e representa 26,3% do total, o que equivale a R$ 434,7 milhões. Os setores de Serviços e Alimentação obtiveram um faturamento de R$ 280,9 milhões e R$ 189,1 milhões, respectivamente.
Mato Grosso do Sul encerrou o semestre com 2.761 franquias. As empresas de franquias geraram 23.746 empregos diretos no Estado em 2024. O setor de Serviços possui o maior número de empresas entre os setores e foi o que mais empregou no primeiro semestre de 2024, com 4.494 postos de trabalho. Campo Grande é o município com mais operações franqueadas em Mato Grosso do Sul, 1.258 empresas, e gera 10.861 empregos diretos.
O consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MS), Daniel Real comenta que os benefícios de investir em franquias são a "possibilidade do empreendedor crescer em larga escala com o negócio" e a "padronização das ofertas de produtos e serviços pela franqueadora". Real afirma que o momento de crescimento econômico e da industrialização em Mato Grosso do Sul contribui para o aumento no número de empresas franqueadas. "Aspectos importantes (das franquias) são a alta geração de empregos e a arrecadação de impostos, que fazem a economia girar. E as micro e pequenas empresas, que dominam o número de CNPJ no Brasil, em especial as franquias, têm um papel muito importante de padronização, treinamento e desenvolvimento de profissionais para o mercado".
O economista Eduardo Matos ressalta que Mato Grosso do Sul está em uma fase de "pleno emprego, com a maior parte da mão de obra empregada, o que faz com que haja uma maior renda em circulação no mercado". Matos afirma que a preferência de consumo por empresas de franquias é uma característica comportamental típica da população de Mato Grosso do Sul. "Para entender o desempenho das franquias na economia sul-mato-grossense, podemos ressaltar três fatores: a macroeconomia com a distribuição de renda entre a população, o aspecto cultural da preferência por franquias e a qualidade da gestão interna dessas empresas".