Os furtos de energia elétrica aumentaram 60% no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado. Os registros indicaram uma média de quatro furtos por hora em Mato Grosso do Sul. As fiscalizações realizadas em todo o estado detectaram uma média de 100 fraudes por dia nos 74 municípios atendidos pela concessionária Energisa.
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PC-MS) interrogou 131 pessoas por furto de energia elétrica na operação "Quilowatts". A concessionária de energia estimou um prejuízo de R$ 3,6 milhões. As análises de consumo auxiliaram no processo de identificação de fraudes de energia por meio de inteligência artificial.
A acadêmica do curso de Direito da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Ana Lara Sampaio relatou um aumento na fatura de energia elétrica na vizinhança. "Eu moro na região da Vila Alba. Em outubro do ano passado, dois vizinhos meus perceberam um aumento de 50% na conta de energia elétrica. Eu desconfiei que pudesse ser furto de energia, e era exatamente isso que estava acontecendo".