EMPREGO

Mato Grosso do Sul ocupa o 8º lugar no ranking nacional de geração de empregos

No primeiro trimestre de 2021, o Estado teve 23.867 carteiras assinadas contra 18.715 desligamentos, um saldo positivo de 5.152 vagas preenchidas

Giovanni Dorival, Gustavo Bonotto e Letícia Monteiro 1/07/2021 - 12h00
Compartilhe:

Mato Grosso do Sul é o oitavo Estado que mais gerou empregos durante a pandemia do novo coronavírus. O levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostra que o Estado, no período de um ano, esteve durante nove meses com números positivos em relação a pessoas ativas no mercado de trabalho. O setor com maior número de contratações é o de serviços, com 2.555 vagas ofertadas.

O Estado fechou o primeiro trimestre de 2021 com saldo positivo de 5.152 vagas preenchidas, aumento de 0,95% em geração de empregos, 23.867 carteiras assinadas e 18.715 desligamentos. Campo Grande foi a cidade que mais gerou novas vagas, com 8.268 empregos ofertados, seguido por 2.580 em Dourados, 1.700 em Três Lagoas, 599 em Nova Andradina e 540 em Ponta Porã. No acumulado, Mato Grosso do Sul assinou 21.116 carteiras de trabalho.

De acordo com o diretor-executivo da Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), João Cirilo os números representam um aumento na busca e ofertas de empregos. “Estamos presentes desde a qualificação, a orientação profissional e a busca por emprego. Agora, na pandemia, nós estamos investindo bastante na área de qualificação, tanto para o trabalhador quanto para os jovens utilizando a tecnologia a nosso favor."

Lançado em fevereiro, o aplicativo ‘MS Contrata +’ registra mais de 35 mil currículos cadastrados. Para Cirilo, a ferramenta se tornou essencial para quem busca uma oportunidade de trabalho. “Cerca de sete mil currículos já foram selecionados em mais de 300 cargos diferentes, desde contador, psicólogo, vendedor de comércio varejista, vendedora à domicílio. E não é só no Mato Grosso do Sul que está buscando essa vaga, outros Estados já buscaram nosso aplicativo para recrutar gente daqui, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Paraná”.

Cirilo explica que as empresas credenciadas no sistema podem cadastrar as vagas diretamente no aplicativo, e que a intermediação é feita de forma virtual. “Buscamos entregar o conforto ao trabalhador, para que não precise ir até a sede da Fundação às 05h da manhã para pegar uma senha na fila e se cadastrar em uma vaga de emprego. Dessa forma, a integração é simplificada para ambas as partes”.

 

Cinthia Dias, de 23 anos, retornou ao mercado de trabalho durante a pandemia após utilizar o aplicativo. “O cadastro é fácil e em minutos encontrei o meu emprego atual, de Operadora de Sistemas para uma agência de marketing. Como uso equipamentos específicos de áudio e vídeo que não podem ser levados para o home-office, o transporte se torna desafiador, ainda mais agora com a mudança de bandeira do Prosseguir. Mas gosto do que faço, e a ajuda financeira é sempre bem-vinda”.

Para a empresária Ivanete Kreulich, de 50 anos, a pandemia afetou seu restaurante. “Tive que demitir e estabelecer regras entre clientes e funcionários, além do aumento no preço entre fornecedores, e claro, as contas básicas que não pararam de chegar. Foi assustador".

Ivanete Kreulich optou por aplicativos de entrega durante a pandemia (Foto: Gustavo Bonotto)

A atividade reduzida do comércio afeta o funcionamento do restaurante, o que levou Ivanete Kreulich a aderir a aplicativos de compra e entrega. “Muitos dos clientes fiéis agora optam pela praticidade de pedir o almoço em plataformas como iFood e Uber Eats, além de nos introduzir a novos consumidores do e-commerce. Isso me ajuda a manter o negócio aberto durante a pandemia, claro, mas não é uma solução definitiva para a parte financeira do meu negócio, já que o funcionamento depende do fluxo de clientes no restaurante”.

Serviço

O aplicativo MS Contrata + para Trabalhadores está disponível nas plataformas Android e iOS. A sede da Funtrab está localizada na Rua 13 de Maio, nº 2773, centro de Campo Grande.

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também