VEÍCULOS ELÉTRICOS

Eletroposto da Cidade Universitária funcionará como laboratório de pesquisa e inovação sustentável

Unidade de recarga elétrica por geração solar é o primeiro do Centro-Oeste com tecnologia de carregamento rápido e gratuito para pessoas cadastradas e atenderá laboratório de pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Daphyne Schiffer, Maria Eduarda Metran e Thauana Luares 3/05/2023 - 11h18
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Eletroposto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) possibilitará recarga rápida e gratuita de veículos e bicicletas elétricas, com e sem fio. O projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D), do curso de Engenharia Elétrica da UFMS, foi inaugurado na última semana de abril. A obra, em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), funcionará como laboratório para pesquisas e desenvolvimento de práticas socioambientais.

A construção possui painéis solares como matriz energética e permite autonomia ao usuário, que em menos de 40 minutos consegue efetuar a recarga de um automóvel e o carregamento simultâneo de dez bicicletas elétricas. Os automóveis elétricos serão abastecidos após o cadastro no local de recarga e o empréstimo de bicicletas, por enquanto, está disponível para estudantes da UFMS com cadastro prévio. A ampliação do uso de bicicletas para o público em geral será feito após os resultados dos experimentos da primeira etapa do projeto, que consiste em colher e analisar informações da usabilidade dos veículos.

Segundo o professor e coordenador Técnico do projeto, Moacyr Brito a iniciativa estuda a tecnologia Vehicle to Grid, que consiste em armazenar a energia gerada pelos veículos e injetá-la na rede elétrica. "Este eletroposto vai permitir que a gente faça a análise. A gente não pode vender energia e entregar a energia do veículo para a rede, mas nós temos conversores emulando esse eletroposto no laboratório. Podemos, em ambiente laboratorial, fazer este teste de injetar energia na rede, receber energia da rede e verificar o quanto isso é viável em termos econômicos e técnicos". A tecnologia wireless ou sem-fio "elimina a preocupação com cabos e conectores e aumenta a segurança dos usuários".

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O diretor da Agência de Internacionalização e Inovação (Aginova) da UFMS, Saulo Moreira explica que o empreendimento é "um equipamento que está plenamente alinhado com as questões de sustentabilidade e da transição energética, que é um processo mundial. Está acontecendo uma mobilização, em vários países, de desativação de usinas nucleares e térmicas, que apresentam riscos à população e grandes emissões de poluentes ao meio ambiente, para dar prioridade a energias limpas". Moreira afirma que um dos grandes desafios da transição energética é que ela seja inclusiva.

O professor e doutor do curso de Engenharia Elétrica da UFMS, Ruben Godoy afirma que a construção do eletroposto coloca a Universidade, o curso de Engenharia Elétrica e o curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica em evidência internacional. "Precisamos desenvolver estudos para a implementação de sensores e inúmeras pesquisas com os acadêmicos. O investimento não é exclusivamente para a construção do eletroposto, é para fazer dele um laboratório". Godoy explica que o próprio projeto gerou livro, artigos e disciplinas que serão implementadas no próximo semeste na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng) da UFMS.

A construção do eletroposto é parte do projeto de pesquisa e desenvolvimento denominado "Desenvolvimento de Sistema Nacional de Recarga de Biciletas e Veículos Elétricos para aplicações V2G (Vehicle to Grid)" e foi executada por meio de investimento externo. O reitor da UFMS, Marcelo Augusto Turine explica que a obra deve funcionar com "pesquisas tecnológicas e sustentáveis, com o eletroposto de carregamento rápido vamos testar a conexão sem fio e estudar inovações tecnológicas sustentáveis para o estado e quem sabe para o Brasil".

De acordo com extrato de termo aditivo publicado pelo Diário Oficial da União (Dou), as empresas Companhia Energética Candeias, Companhia Energética Potiguar, Companhia Energética Manauara, Energética Barra Grande S.A, Equatorial Piaui Distribuidora de Energia S.A, Equatorial Energia Maranhã S.A, Centrais Elétricas do Pará S.A, Equatorial Energia Alagoas S.A, Estreito Energia S.A. investiram juntas R$ 13.384.881,28 no projeto de desenvolvimento do eletroposto instalado no câmpus Cidade Universitária. O Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso do Sul (Detran), a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e à Cultura (Fapec) e a UFMS realizaram um convênio que possibilitou o investimento de R$ 350.000,00 no projeto.

A base de dados do Detran/MS possui 426.134 automóveis registrados em Mato Grosso do Sul. Os veículos com abastecimento elétrico registrados em Campo Grande representam 59% do total da categoria liberada para circular pelo estado. A maior parte dos automóveis da capital, 90%, é composta por modelos híbridos que também podem ser abastecidos com gasolina e álcool.

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