Eletroposto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) possibilitará recarga rápida e gratuita de veículos e bicicletas elétricas, com e sem fio. O projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D), do curso de Engenharia Elétrica da UFMS, foi inaugurado na última semana de abril. A obra, em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), funcionará como laboratório para pesquisas e desenvolvimento de práticas socioambientais.
A construção possui painéis solares como matriz energética e permite autonomia ao usuário, que em menos de 40 minutos consegue efetuar a recarga de um automóvel e o carregamento simultâneo de dez bicicletas elétricas. Os automóveis elétricos serão abastecidos após o cadastro no local de recarga e o empréstimo de bicicletas, por enquanto, está disponível para estudantes da UFMS com cadastro prévio. A ampliação do uso de bicicletas para o público em geral será feito após os resultados dos experimentos da primeira etapa do projeto, que consiste em colher e analisar informações da usabilidade dos veículos.
Segundo o professor e coordenador Técnico do projeto, Moacyr Brito a iniciativa estuda a tecnologia Vehicle to Grid, que consiste em armazenar a energia gerada pelos veículos e injetá-la na rede elétrica. "Este eletroposto vai permitir que a gente faça a análise. A gente não pode vender energia e entregar a energia do veículo para a rede, mas nós temos conversores emulando esse eletroposto no laboratório. Podemos, em ambiente laboratorial, fazer este teste de injetar energia na rede, receber energia da rede e verificar o quanto isso é viável em termos econômicos e técnicos". A tecnologia wireless ou sem-fio "elimina a preocupação com cabos e conectores e aumenta a segurança dos usuários".
O diretor da Agência de Internacionalização e Inovação (Aginova) da UFMS, Saulo Moreira explica que o empreendimento é "um equipamento que está plenamente alinhado com as questões de sustentabilidade e da transição energética, que é um processo mundial. Está acontecendo uma mobilização, em vários países, de desativação de usinas nucleares e térmicas, que apresentam riscos à população e grandes emissões de poluentes ao meio ambiente, para dar prioridade a energias limpas". Moreira afirma que um dos grandes desafios da transição energética é que ela seja inclusiva.
O professor e doutor do curso de Engenharia Elétrica da UFMS, Ruben Godoy afirma que a construção do eletroposto coloca a Universidade, o curso de Engenharia Elétrica e o curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica em evidência internacional. "Precisamos desenvolver estudos para a implementação de sensores e inúmeras pesquisas com os acadêmicos. O investimento não é exclusivamente para a construção do eletroposto, é para fazer dele um laboratório". Godoy explica que o próprio projeto gerou livro, artigos e disciplinas que serão implementadas no próximo semeste na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng) da UFMS.
A construção do eletroposto é parte do projeto de pesquisa e desenvolvimento denominado "Desenvolvimento de Sistema Nacional de Recarga de Biciletas e Veículos Elétricos para aplicações V2G (Vehicle to Grid)" e foi executada por meio de investimento externo. O reitor da UFMS, Marcelo Augusto Turine explica que a obra deve funcionar com "pesquisas tecnológicas e sustentáveis, com o eletroposto de carregamento rápido vamos testar a conexão sem fio e estudar inovações tecnológicas sustentáveis para o estado e quem sabe para o Brasil".