ECONOMIA

Ovo de Páscoa industrializado custa cinco vezes mais do que barra de chocolate

Ovos de Páscoa de supermercados da mesma marca, peso e qualidade têm alta de até 500% se comparados à barra de chocolate

Cauê Duarte, Karine Gonçalves e Naiara Camargo19/04/2021 - 21h33
Compartilhe:

Pesquisa realizada em supermercado de Campo Grande demonstra que o ovo de Páscoa industrializado custa até cinco vezes mais do que a barra de chocolate da mesma marca, peso e qualidade. O levantamento de preços foi feito em 23 de março. De acordo com a pesquisa, os motivos do custo mais elevado do ovo de fábrica são embalagens mais aprimoradas, transporte e armanezamento específico, maior quantidade de máquinas para produção, dólar alto e adicionais dentro dos ovos. 

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas, Ubiracy Fonseca a cadeia logística do ovo de Páscoa e barra de chocolate determina a variação de preços. Ovos e barras de chocolate têm a mesma qualidade, peso e marca, a logística de cada ovo de chocolate industrializado e barra é diferente.

De acordo com o superintendente da Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul (Procon-MS) , Marcelo Salomão, “não existe um tabelamento, um preço mínimo, um preço máximo. O mercado dita as regras”.

Primeira Notícia · Entrevista Marcelo Salomão, Superintendente Do Procon - MS 1

Segundo Salomão, "pesquisar o preço é importante, mas não deve ser o único fator como tomada de decisão na compra de um produto. O consumidor deve observar se está dentro do prazo de validade, se os ovos não estão quebrados e se está guardado na temperatura ideal”.

Primeira Notícia · Marcelo Salomão, Superintendente Do Procon - MS comenta sobre ovos de Páscoa

Salomão diz que todos os ovos de chocolate, sejam artesanais ou industrializados, devem conter informações obrigatórias como data de fabricação, prazo de validade e informações inerentes ao produto. “A informação é um dos princípios basilares no Código de Defesa do Consumidor”.

Levantamento feito pelo Procon-MS revela que alguns ovos de chocolate industrializados tiveram queda no preço em relação ao ano passado. 

Qualidade e alimento saudável

A nutricionista Jéssica de Melo Orelli afirma que o chocolate amargo é o mais saudável para consumo. “Ele possui benefícios para nossa saúde, pois contém flavonóide (antioxidante e anti-inflamatório) e costuma saciar a vontade de comer doce mais rápido”.

Ao comparar os dois, Jéssica Orelli explica que é preciso verificar os itens utilizados em cada um para verificar qual é mais saudável. “Na lista de ingredientes, os itens que vêm primeiro são os que estão presentes em maior quantidade. Se o açúcar aparecer logo no início, é um sinal de alerta para o seu excesso. Se o cacau aparece primeiro, significa que o chocolate tem boa qualidade”.

De acordo com Jéssica Orelli é preciso que os ovos de chocolate caseiros tenham rótulo nutricional. “A Anvisa diz que a rotulagem nutricional se aplica a todos os alimentos e bebidas produzidos, comercializados e embalados na ausência do cliente e prontos para oferta ao consumidor”.

Jéssica Orelli também recomenda atenção ao prazo de validade dos produtos e à presença de aromatizantes, corantes, emulsificantes e conservantes. “Não se sabe o efeito em longo prazo dessas substâncias sobre a saúde”. Por último, aconselha conhecer a procedência dos ovos de Páscoa caseiros como sua fabricação, matérias-primas utilizadas, armazenamento e modo de preparo.

O analista contábil Danyel Thomas Batista prefere o ovo de chocolate industrializado, pois conhece a marca e o sabor. "Já comprei ovo de colher, mas o chocolate usado era de baixa qualidade. Prefiro comprar um chocolate que já conheço”. 

A empresária Elisangela Bacani e a acadêmica do curso de Jornalismo, Isabela Delai dizem que se sentem atraídas pela aparência e propaganda dos produtos. A empresária também ressalta que prefere os ovos de chocolate de fábrica pois na opinião delas "eles contém menos açúcar".

O servidor público Victor Lucas Moraes Honório da Silva diz que o ovo de chocolate caseiro se sobressai em comparação ao industrializado. “Geralmente o ovo artesanal tem mais recheio e é mais bem feito”.

Ovo de colher pode ser recheado de acordo com pedido do cliente (Foto: Larissa Serpa) 

Mulheres empreendedoras produzem ovos de chocolate artesanais em suas próprias cozinhas sob encomenda. Ovos de chocolate caseiros possuem duas variedades. Existem o ovo de chocolate de colher, que possui uma única casca de chocolate com recheio dentro e o ovo em pé, que possui duas cascas. 

A engenheira ambiental Lorena Paiva trabalha com doces há cinco anos e diz que a Páscoa é a data mais importante do ano para as confeiteiras, “é uma época muito especial e lucrativa”. Neste ano, ela espera superar os resultados do ano passado.

A atendente de restaurante, Sarah Araújo Vieira faz ovos de páscoa para garantir uma renda extra. O produto é entregue na casa do cliente. “Além disso, gosto de pensar que não sou eu fazendo, mas sim o meu cliente, pois ele escolhe o jeito e a forma como quer”.

A estudante do curso de Gastronomia, Larissa Serpa Tosta afirma que o que a diferencia dos ovos de supermercado é "estar sempre disposta a oferecer um produto mais artesanal possível para meus clientes, com maior número de técnicas possíveis”.

A acadêmica do curso de Engenharia Civil, Nicoly Queiroz de Souza faz ovos de Páscoa há 12 anos e atrai clientes por meio de postagens nas redes sociais. “Mostramos ao cliente como tudo funciona por aqui para passar confiança para adquirir os produtos”.

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também