O gasto médio do consumidor sul-mato-grossense no feriado de Páscoa subirá 8,98% comparado ao mesmo período de 2017. De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (IPF-MS) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae MS), os consumidores relataram que a situação econômico-financeira de 2018 está igual à do ano passado, e estão dispostos a desembolsar mais neste ano. O levantamento ouviu 2.160 pessoas em 13 municípios do estado e apurou que a renda e a avaliação da situação financeira podem explicar a sensibilidade dos compradores.
A lista de produtos avaliados na pesquisa inclui ovos de chocolate, bombons, viagens, despesas com alimentação, bebidas e outros itens relacionados à data. Conforme os dados da análise, com o aumento dos preços dos ovos de Páscoa, a maioria dos entrevistados (42,42%) pretende não comprar o produto símbolo da comemoração. Em Campo Grande, 53,79% dos gastos relacionados aos itens da pesquisa serão destinados à compra de ovos de chocolate.
A analista técnica do Sebrae MS, Karina Longo afirma que os clientes pretendem gastar de R$65 à R$80 reais com presentes na Páscoa. "Toda data comemorativa traz movimentações no mercado, em setores diferentes. (...) Cada vez mais tanto a pessoa que oferece o produto ela inova, ela traz possibilidades e variedades, quanto a pessoa que vá adquirir percebe que o mercado talvez tenha sempre as mesmas coisa e quando compra um caseiro pode fazer do seu jeito. É um diferencial". Karina Longo constata que a época também é uma oportunidade para microempreendedores obterem uma fonte de renda extra.