IMPOSTO DE RENDA

Prazo para entregar declaração do Imposto de Renda 2023 termina dia 31 de maio

Auditores da Receita Federal planejam receber mais de 550 mil declarações dos contribuintes em Mato Grosso do Sul, um aumento de 7,2% com relação a 2022

Amanda Gonzalez, Evellyse Moraes e Mariana Lima17/05/2023 - 14h22
Compartilhe:

A Receita Federal de Mato Grosso do Sul estima receber até o dia 31 de maio mais de 195 mil declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em 2023. O prazo para o contribuinte declarar seus rendimentos foi estendido em 2023. Os auditores receberam, até o momento,  356.886 documentos declarados para o órgão, número que representa 63% do total previsto para o estado.

A quantidade de declarações esperadas este ano aumentou 7,2% com relação a 2022. A maioria dos contribuintes deixa para o prazo final para enviar a declaração para a Receita Federal. Estão obrigado a fazer a declaração do Imposto de Renda as pessoas que recebem rendimentos tributáveis até R$ 28.559,70.

O Imposto de Renda é um tributo federal aplicado anualmente sobre a renda dos cidadãos brasileiros. Os indivíduos que tiveram rendimento tributável acima de 28.559,70 no ano de 2022 são obrigados a declarar para a Receita Federal em 2023. Rendimentos que envolvem investimento em ações, trabalho com aplicativos e títulos estão entre as principais dúvidas dos contribuintes. 

De acordo com o delegado da Receita Federal em Campo Grande (DRF-MS), Clovis Ribeiro Cintra as entregas de declaração estão conforme o esperado pelos auditores. “Tivemos um pico de entregas logo no início, porque acreditamos que isso está ligado diretamente aos contribuintes que têm direito a restituição e querem ser restituídas logo no primeiro lote. Como sempre, agora ao final teremos um número significativo de contribuintes que deixaram para a última semana. A Receita Federal está preparada para receber todas as declarações que faltam”. 

Primeira Notícia · Delegado Clovis Ribeiro explica sobre a atuação da Receita Federal na arrecadação do imposto

A contadora e professora do curso de Administração da Uniderp, Luciana Rocha explica que a declaração é uma forma de comprovar para o Governo Federal os rendimentos recebidos durante o período de um ano. “Quando nós realizamos a declaração de Imposto de Renda, podemos até dizer que estamos informando para o governo o que tivemos de rendimento, o que foi retido pelo empregador, se estamos devendo um valor ou se o governo precisa nos devolver algo que foi retido a mais”. A professora destaca que muitas pessoas ficam em dúvida quando vão conferir os rendimentos tributários anuais para verificar se possuem um valor retido.

Primeira Notícia · Luciana Rocha explica quais cidadãos devem declarar o Imposto de Renda

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul (Sefaz), as cidades de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas estão entre as cidades que mais possuem cidadãos contribuintes. A Receita Federal estima receber cerca de 38,5 milhões de declarações de Imposto de Renda em todo o país. Faltam em torno de 13 milhões de documentos a serem enviados à Receita, há 15 dias do final do prazo. 

Imposto de Renda 2023
Infogram/Créditos: Amanda Gonzalez

O professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e coordenador do Núcleo de Assistência Contábil e Fiscal da UFMS (NAF-UFMS), Emanoel Lima explica que somente alguns rendimentos são tributáveis, como casos de aposentadoria. “A renda de pessoas aposentadas e que possuem mais de 60 anos não é inteiramente tributável, há uma parcela. Existem várias situações em que o cidadão é obrigado e em que ele está isento. No projeto NAF esclarecemos essas dúvidas para os atendidos”. O professor afirma que o projeto de assistência contábil é organizado pela Receita Federal em parceria com as instituições de ensino superior e a proposta é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas com menor poder aquisitivo. O projeto é desenvolvido nos cursos de Ciências Contábeis das universidades Anhanguera, Estácio, Insted, Universidade Católica Dom Bosco, Uniderp (UCDB) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também