AGRONEGÓCIO

Centro Comercial em construção no distrito de Indubrasil atenderá o produtor rural

O empreendimento possui 115 áreas para lojas e pretende oferecer produtos, serviços e eventos aos agricultores, pecuaristas e à população

Fernanda Venditte, Julia Renó e Mara Machado23/10/2018 - 02h31
Compartilhe:

Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul terão, a partir de 2019, um local específico para adquirir produtos agropecuários diversificados e serviços de apoio à agricultura disponibilizados pelo governo estadual. O projeto de lançamento de centro comercial direcionado ao mercado do agronegócio foi apresentado ao Governo do Estado no último dia primeiro. O empreendimento foi elaborado pelos grupos Rivecomm e Inova, e será o primeiro deste tipo no Brasil. De acordo com o diretor executivo da Inova Mall & Retail, Antônio Mascarenhas no local haverá agências bancárias, lojas de máquinas e equipamentos, corretores de agronegócio, além de outros serviços destinados aos produtores rurais. A obra está localizada no Núcleo Industrial de Indubrasil.

De acordo com Mascarenhas, o objetivo, inicialmente, era a construção de um outlet, uma reavaliação do mercado confirmou que este tipo de comércio estava saturado na capital. Mascarenhas ressalva que houve a necessidade de criação de um novo eixo do projeto. “A ideia surgiu em virtude da vocação do Estado e a necessidade de aproveitar um investimento que já havia sido realizado. Analisando o pujante mercado de agronegócios, que não entrou em crise, decidi fazer o projeto e colocar para os lojistas, que têm aceitado e elogiado”.

De acordo com o Censo Agro de 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Mato Grosso do Sul possui 252 mil pessoas ocupadas em atividades agropecuárias e 70.710 estabelecimentos agropecuários. Campo Grande fica em sexto lugar entre as cidades do Estado que possuem maiores rebanhos de bovinos, com 503.849 cabeças de gado. O levantamento aponta que o setor agropecuário movimentou R$ 28,7 bilhões em Mato Grosso do Sul, 100% acima do que o governo estadual prevê arrecadar em impostos e em repasses oficiais neste ano.

O secretário Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck afirma que Mato Grosso do Sul é um estado de referência agropecuária no país, principalmente no agronegócio tecnificado e que Campo Grande é a segunda cidade mais promissora do país em relação à abertura de novos empreendimentos. “Será o primeiro Shopping Rural dessa dimensão no país, então é um projeto inédito, inovador e cria uma possibilidade efetiva do agronegócio ser uma referência também. Então, é um local apropriado para que as empresas que atendem o produtor rural se instalarem”.

O engenheiro agrônomo, superintendente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso do Sul (Crea-MS) e conselheiro Estadual de Agrotóxicos, Altamiro Nogueira Barbosa defende que o novo espaço, criado pelo shopping, é mais adequado ao comércio de produtos agropecuários e que o local beneficiará tanto o comerciante quanto a população campo-grandense. “A gente vê como um benefício você retirar do meio urbano a comercialização de produtos agrícolas de sementes, de defensivos, eliminando o fluxo de caminhões e de carros maiores, melhorando o dia-a-dia do centro e disponibilizando para o produtor um local adequado”.

Ele ainda relata que os clientes do Agroshopping poderão utilizar o Fácil, uma estrutura polivalente de atendimento às demandas do produtor rural disponibilizada pelo Governo Estadual no estabelecimento. Os produtores poderão tirar dúvidas, emitir guias de pagamento, Guia para Trânsito Animal (GTAs), solicitar licenças ambientais, receber assistência técnica, solicitar crédito, além de informações sobre programas de apoio desenvolvidos pelo Governo.“Vai ser uma facilidade muito grande para o produtor poder chegar naquele local e ter todas as suas demandas atendidas em um curto espaço de tempo”.

O diretor executivo da Inova Mall & Retail, Antônio Mascarenhas explica que o shopping beneficiará produtores agropecuários de pequeno a grande porte. “Os clientes, que serão os produtores rurais, terão como maior benefício o fato de reunir tudo no mesmo lugar. Todas as atividades ligadas ao agronegócio serão contempladas no mix do shopping”.

O arquiteto e pecuarista Eduardo Metello será um dos beneficiados com o empreendimento. Ele afirma que o mercado para este tipo de produtos torna-se melhor devido ao aumento da concorrência. “Ter várias empresas concorrendo aprimora o atendimento e facilita a negociação, então é vantajoso para todos, porque obriga a empresa a, cada vez mais, melhorar seu perfil de trabalho e também para o produtor, que encontra preços competitivos”.

A coordenadora da Incubadora de Cooperativas da UFMS, Mirian Coura Aveiro explica que o empreendimento será favorável aos pequenos agricultores, mesmo com demandas de agricultura diferentes das necessidades dos grandes produtores. “Nós queremos ali um espaço de organização dos insumos da agricultura orgânica, um espaço que possa apresentar a oferta para que esse produtor não fique oscilando entre endereços e fornecedores que desmerecem e desrespeitam a subjetividade do campo na agricultura familiar”.

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também