SAFRA DA SOJA

Safra de soja no estado terá recorde histórico de produção com 13,9 milhões de toneladas em 2024

A estimativa para a safra 2024/2025 no Mato Grosso do Sul é de crescimento em 13%, com a expansão da área cultivada, o impacto no manejo e investimentos tecnológicos no setor primário de produção

Gabriel Issagawa, Júlia Barreto, Rafaela Teodoro, Reuel Oliveira 2/10/2024 - 01h16
Compartilhe:

A safra de soja 2024/2025 em Mato Grosso do Sul será 13% maior que a safra anterior, com uma produção total de 13,9 milhões de toneladas.  A área destinada ao cultivo da oleaginosa será de 4,5 milhões de hectares, o que representa um aumento de 6,8%. A expansão das terras destinadas ao cultivo do grão e o investimento em tecnologia sinalizam para o aumento na produção. 

O primeiro levantamento da safra de grãos 2024/2025 da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), indica que Mato Grosso do Sul é o estado com maior variação de produtividade entre a última safra e a próxima entre os estados da região Centro-Oeste, com 30,9%. A soja representa mais da metade do Valor Bruto da Produção (VBP) do setor primário em Mato Grosso do Sul A produtividade média esperada para a safra é de 51,7 sacas por hectare. 

O coordenador da Associação dos Produtores de soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), Gabriel Balta explicou que o aumento da safra corresponde ao crescimento dos investimentos em tecnologias de manejo na produção de sementes oleaginosas. O coordenador relata que as áreas produtivas estão fora dos espaços afetados pelas queimadas. "As sementes são plantadas diretamente sobre a camada de resíduos vegetais, chamada de palhada, e removemos o mínimo possível do solo; para isso, utilizamos o escarificador, evitando impactos na fertilidade da terra e interferências na produção do grão".

O produtor rural Michael Carvalho explica que a produtividade da soja depende de fatores climáticos, e que Mato Grosso do Sul foi um dos estados menos afetados pela crise no cultivo dos grãos. Carvalho esclarece que o processo de produção, as medidas cautelares na preparação do solo e a plantação na estação adequada evitaram o maior impacto das condições climáticas sobre a produção da soja. "O uso de plantas de cobertura, chamadas de forrageiras, tem como propósito proteger a terra, além de reter a umidade do solo, um fator crucial para o incremento da produtividade e para a redução de danos na terra".

PRIMEIRA NOTÍCIA · Produtor Rural Michael explica sobre a condição climática e a expectativa de produção da próxima safra de soja em Mato Grosso do Sul

O preço médio da saca de soja caiu na última safra. Segundo a economista Renata Farias, o mercado do grão em Mato Grosso do Sul e o aumento da inflação e da taxa Selic afetam a comercialização do produto agrícola. "A produtividade no campo deve ser superior ao custo da safra para que seja rentável para o produtor. O aumento impacta diretamente a economia do estado, já que a soja é um dos principais produtos cultivados". Renata Farias afirma que o valor previsto para a saca de soja 2024/2025 será maior que o anterior, que custará em média R$ 130.

Column Chart
Infogram
Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também