A safra de soja 2024/2025 em Mato Grosso do Sul será 13% maior que a safra anterior, com uma produção total de 13,9 milhões de toneladas. A área destinada ao cultivo da oleaginosa será de 4,5 milhões de hectares, o que representa um aumento de 6,8%. A expansão das terras destinadas ao cultivo do grão e o investimento em tecnologia sinalizam para o aumento na produção.
O primeiro levantamento da safra de grãos 2024/2025 da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), indica que Mato Grosso do Sul é o estado com maior variação de produtividade entre a última safra e a próxima entre os estados da região Centro-Oeste, com 30,9%. A soja representa mais da metade do Valor Bruto da Produção (VBP) do setor primário em Mato Grosso do Sul A produtividade média esperada para a safra é de 51,7 sacas por hectare.
O coordenador da Associação dos Produtores de soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), Gabriel Balta explicou que o aumento da safra corresponde ao crescimento dos investimentos em tecnologias de manejo na produção de sementes oleaginosas. O coordenador relata que as áreas produtivas estão fora dos espaços afetados pelas queimadas. "As sementes são plantadas diretamente sobre a camada de resíduos vegetais, chamada de palhada, e removemos o mínimo possível do solo; para isso, utilizamos o escarificador, evitando impactos na fertilidade da terra e interferências na produção do grão".