O setor de serviços cresceu 3,3% em Mato Grosso do Sul no mês de setembro, conforme pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em relação mesmo período do ano passado. Serviços de estética e limpeza doméstica são atividades que tiveram aumento de clientes. O chamado Terceiro Setor refere-se a transportes, comunicações, comércio, instituições financeiras, administrações públicas, e outros serviços.
O economista Rayan Wolf e estudante de mestrado em Economia considera que o país está em crise e aponta três situações que caracterizam o momento. “A primeira é o comportamento do Real em relação Dólar, a desvalorização atingiu o maior índice desde a implantação do Plano Real. A segunda é que os impostos aumentaram e mesmo assim o governo cortou gastos e terceira está relacionada a inflação, os preços subiram e o poder de compra do trabalhador diminuiu muito”.
Segundo Wolf, Mato Grosso do Sul está em crise. “O Governo do Estado reduziu em 62,1% seus investimentos e aumentou a carga tributária, por exemplo, no IPVA e ICMS”. Para Wolf, o setor de serviços cresceu devido ao perfil do consumidor sul-mato-grossense, “como o estado tem alta concentração de renda, não diminuíram gastos com estética e academia, principalmente, no final do ano”.
A esteticista Anna Stegun acredita que a crise não afetou os serviços relacionados à beleza. “As mulheres não deixam de realizar procedimentos como tinturas, depilação e hidratação, por exemplo. As pessoas cortam despesas com restaurantes e roupas, mas a estética consideram indispensável”. Segundo Anna Stegun, a procura pelo seus serviços aumentou neste ano.
Para a consumidora Lia Beatriz Junqueira, o ano foi difícil. "Minha mãe é corretora de imóveis e a procura diminuiu, tivemos que cortar gastos, mas não abandonamos o salão de beleza, tem coisas que são essenciais”. Ela relata que gastos com academia foram deixados de lado no último semestre.
O freelancer e repórter cinematográfico Raimundo Dias acredita que "é questão de negociar, sempre procuro atender o cliente com um preço justo que atenda o bolso dele e que consiga realizar o serviço”. Ele acredita que essa estratégia garantiu a manutenção da procura nos 20 anos que trabalha no setor.