O preço pago aos produtores rurais pelo litro de leite spot (cru) diminuiu em Mato Grosso do Sul no terceiro trimestre deste ano. A baixa demanda de consumo interno, aumento do número de importações, e a diminuição nos custos de produção provocaram a queda no preço pago aos produtores. O preço do leite teve uma variação de -4,99% em relação ao mês de julho de 2023.
A alta dos preços é causada pelas alterações de temperatura e à baixa umidade do ar, características do período de inverno. O aumento dos preços pagos aos produtores durante o período de entressafra é recorrente, os locais disponíveis para as pastagem diminui e o preço dos da matéria prima utilizada aumenta. O valor pago aos produtores por litro de leite em Mato Grosso do Sul em julho de 2023 era de R$2,69, número que representa diminuição de 38,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Segundo o secretário executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Orlando Serrou o período de seca, a importação de leite de outros países, o grande estoque nas prateleiras e o baixo consumo da população local provocaram a diminuição do preço do leite pago aos produtores. “Essa variação e redução do preço pago ao produtor vem acontecendo mês a mês, menos 1%, 0,5% e até 4% dependendo de como está o mercado. Atualmente, nosso mercado interno tem essa variação muito em função de não sermos exportadores. Mais de 90% do que produzimos é consumido aqui mesmo”.
Orlando Serrou explica que os municípios em que há grande produção de leite no Mato Grosso do Sul são Itaquiraí, Campo Grande, Iguatemi e Paranaíba. Serrou destaca que a importação de leite de países do Mercosul, como a Argentina e o Paraguai, é um dos fatores que influenciou no valor pago ao produtor. “Outro fator além da importação e da seca é o consumo. O consumo de leite do estado tem caído um pouco. Como o valor do leite aumentou muito no final do ano passado e a renda do consumidor continuou o mesmo, o consumo dele não aumentou. E com o volume maior de leite no começo do ano isso influenciou no preço”.