O professor Jair Zandoná do curso de Licenciatura em Letras (Português-Inglês) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) ministrou aula na área externa do bloco de salas de aula. Zandoná reservou uma sala no bloco de Salas de Aula da UFMS para a disciplina. A sala de aula estava ocupada por outro professor.
O aluno do Curso, Jacob de Castro, relatou a situação em grupo de WhastApp que reúne os centros acadêmicos dos cursos da UFMS. Os estudantes do 4° semestre do Curso foram os mais afetados. O Curso tem poucas salas de aula para comportar o número de alunos que ingressam todos os anos, cinco salas disponíveis e 128 alunos matrículados na graduação.
Segundo o professor do curso de Letras da UFMS, Jair Zandoná, que ministrava a disciplina, a aula foi "feita embaixo de uma árvore para que a turma pudesse se acomodar da melhor forma possível enquanto uma sala não ficasse disponível". Zandoná explica que pouco tempo depois "conseguiram liberar uma sala para que a turma pudesse ter aula no restante do turno".
O estudante do curso de Letras da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) da UFMS, Fabrício Ponciano aponta que o curso dispõe de poucas salas. “Por algum motivo, ficamos sem sala de aula por mais de um dia e algumas aulas precisaram ser feitas embaixo de um pé de manga. Tivemos adiamento de provas e de entrega de trabalhos, ficamos acumulados para entregar tudo no final de semestre por conta disso”. Rocha afirma que a distância entre as salas disponíveis é grande para o intervalo entre as aulas . “O nosso bloco conta com apenas quatro salas de aula, então sempre temos que ficar nos dividindo entre os blocos de música, Inqui. Algumas turmas, dependendo do semestre, tem o azar de precisar ficar fazendo essa locomoção o tempo todo entre as aulas”.