O aplicativo “Mira Aula”, lançado no dia 8 de agosto pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED-MS) em parceria com a empresa Mira Educação, é um software que substitui o Diário de Classe e agiliza o trabalho do professor ao fazer a chamada dos alunos durante as aulas. Por meio do Serviço de Mensagens Curtas (SMS), os pais ou responsáveis podem monitorar as faltas e o desenvolvimento do estudante no ambiente escolar. O projeto utiliza tecnologia educacional e, até o momento, 81% das 353 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul fazem uso da plataforma digital.
A Mira Educação é um projeto que busca promover o desenvolvimento do processo educacional e diminuir a evasão na educação pública brasileira. O fundador e diretor executivo do projeto, Rangel Barbosa explica que o aplicativo foi desenvolvido em dois anos e meio e teve a participação de 50 profissionais, entre professores, engenheiros de software, pesquisadores, administradores financeiros e especialistas em recursos humanos. “A ideia é que o aplicativo chegue ao maior número possível de estados e municípios no Brasil. Inicialmente, Mato Grosso do Sul foi quem abraçou a causa. A primeira versão foi adaptada a partir do feedback dos professores e dos diretores do estado”.
Barbosa afirma que um dos diferenciais para a escolha da aplicação do projeto é o interesse do governo do estado para as inovações tecnológicas e a presença do Professor Gerenciador de Tecnologias Educacionais e Recursos Midiáticos (Progetec) nas escolas estaduais. Barbosa ressalta que a equipe de desenvolvimento trabalha para melhorar e ampliar o aplicativo. “A curto prazo é a aplicação de uma avaliação por meio do Mira Aula na rede estadual do Mato Grosso do Sul e isso deve acontecer ainda esse semestre. E, posteriormente, lançar um aplicativo para o aluno”.
O aplicativo foi testado em cinco escolas antes de expandir para toda a rede estadual de ensino. O coordenador de Tecnologia Educacional (Coted) da SED-MS, Paulo Cezar Rodrigues explica que a ferramenta é de uso exclusivo do professor e o gestor da escola realiza um controle do sistema. Ele afirma que a plataforma foi bem recebida pelos usuários e conta com mais de um milhão de chamadas realizadas e integradas à base de dados. “É muito mais rápido e fica registrado no nosso diário. Para trazer a família, o aplicativo busca a base de dados do sistema, o contato do responsável e o envia um SMS. Estamos aprimorando algumas questões porque ele registra a falta do dia e queremos que registre a falta do tempo”.