ENEM

Aulões preparatórios para o Enem abrem 50 vagas para jovens e adultos de Campo Grande

As aulas são gratuitas e contemplam estudantes e adultos que realizarão o Exame Nacional Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos dias 21 e 28 de novembro

Ayanne Gladstone, Beatriz Saltão, Débora Oliveira e Roberta Martins27/10/2021 - 17h01
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A Subsecretaria de Políticas para a Juventude (Subjuv) iniciou os aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 no dia 23 de outubro, com uma semana de atraso por causa do temporal de sexta-feira (15). Os aulões possuem 50 vagas com programação no dia 30 de outubro, 6 e 13 de novembro, início às 8 horas, com normas de distanciamento social. As aulas são gratuitas e fazem parte de um projeto piloto da Subjuv, que se tornará permanente em 2022 e tem o propósito de valorizar a educação dos jovens e adultos de Campo Grande que saíram do Ensino Médio ou que interromperam os estudos e desejam cursar o ensino superior. 

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Mato Grosso do Sul teve 70.327 inscritos no Enem 2019, enquanto o exame de 2021 soma 52.657, o que corresponde a uma queda de 17.67 inscrições em dois anos. Mato Grosso do Sul ocupa o 6º lugar entre os 26 estados, além do Distrito Federal, com o menor número de inscrições, atrás apenas de Roraima, Acre, Amapá, Tocantins e Rondônia

O Enem foi criado em 1998 e avalia os conhecimentos gerais do estudante após sua conclusão no nível de escolaridade básica. O exame é utilizado para a seleção de estudantes que desejam uma bolsa no Programa Universidade Para Todos (ProUni), além do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A nota do exame também é utilizada em processos seletivos de instituições superiores de Portugal que possuem convênio com o Inep.

A professora de redação, Claudia Silva afirma que a pandemia ressalta a desigualdade social entre alunos de classe baixa e alta e a dificuldade de acesso às tecnologias, como o próprio Google Meet e Classroom. Ela também menciona o número de inscritos do Enem 2021, que foi o menor desde 2005 com cerca de 3 milhões de inscrições confirmadas. “Esses números refletem um grupo de jovens e estudantes, que acabam refletindo toda uma sociedade, chegando em um ponto onde falam “pra quê? Eu não tive nada, eu vou lá fazer o quê?”. Eu vejo como um desestímulo generalizado que vem de um desgaste de perceberem que ficaram muito tempo parados e que não dá mais tempo”. 

A estudante de ensino médio, Sara Souza quer ingressar no curso de Engenharia Civil na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Ela adiou o Enem 2020 devido a dificuldade de aprendizagem que experimentou no ensino remoto, e descobriu nos aulões uma forma de repassar os conteúdos. “Eu não tenho dinheiro para pagar o presencial, aí eu vi no site do governo e resolvi me inscrever".

Claudia Silva explica que se aposentou há dois anos e desejava produzir aulas de redação mais acessíveis aos jovens e adultos de Campo Grande. Ela afirma que a escola pública possui defasagens na redação e que um dos motivos é o fato de professores de escola pública ganharem menos do que professores de escola privada. A professora também ressalta que a redação possui peso de 50% da nota total do Enem e que o aluno evite zerá-la. “É pouco para esses alunos? A gente sabe que é pouco para eles, mas é melhor do que nada. Então eu sempre procuro fazer da melhor maneira para chegar para eles o máximo de conhecimento em pouco tempo”. 

A subsecretária da Subjuv, Laura Miranda apresenta um contraponto ao afirmar que o ensino remoto se tornou uma tendência e que as pessoas devem se adaptar à nova realidade. Ressalta que há cursos técnicos de qualidade com duração de dois anos e que o desafio é preparar o jovem para se dedicar aos cursos remotos. “Se o jovem procurar a qualidade, ele tem que acompanhar a tendência e vai acompanhar isso”.

Primeira Notícia · Laura Miranda explica que o ensino remoto será tendência no pós-pandemia

A subsecretária afirma que o momento atual é uma oportunidade de desenvolvimento para os jovens que optaram pela preparação para o Enem durante a pandemia. Ela declara que há qualidade no ensino superior técnico e na capacitação profissional  e que as duas possibilidades são instrumentos de aprendizagem. “Muita gente diz que a juventude é o futuro. Não, a juventude nesse pós-pandemia é o presente. Os jovens que entenderem que se estudarem ou procurarem um curso de qualidade, vão sair a frente de uma forma que sem a pandemia não teriam essa oportunidade”.

Os aulões seguem as normativas do Estatuto da Juventude, Seção II Artigo 7° da Lei n° 12.852 (pág.28), de 5 de agosto de 2013, “o jovem tem direito à educação de qualidade, com a garantia de educação básica, obrigatória e gratuita, inclusive para os que a ela não tiveram acesso na idade adequada”. As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio Para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens Sob Medida Socioeducativa (Enem PPL) foram encerradas no dia 24 de setembro, enquanto o exame para os candidatos isentos que faltaram ao Enem 2020 forma encerradas no dia 26. As provas de ambas as categorias serão realizadas nas mesmas datas, 9 e 16 de janeiro de 2022. As datas para o exame regular acontecem nos dias 21 e 28 de novembro. 

Serviço 

Os aulões da Secretaria de Políticas para Juventude (Subjuv) acontecem na Rua Vinte e Cinco de Dezembro, 924 - Condomínio Marrakech, 3º Andar. 

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