Os cursos de Direito e Tecnologia em Processos Gerencias da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) receberam o conceito máximo, nota cinco (5), no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) nos 22 cursos avaliados. Entre eles cinco alcançaram conceito maior em relação a prova anterior, 11 mantiveram a mesma posição e dois cursos ficaram abaixo da nota atingida no exame passado. A avaliação é feita a partir de uma escala de pontuação de um a cinco.
O Enade tem como objetivo avaliar o desempenho dos acadêmicos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos, habilidades e competências, como por exemplo os conceitos teóricos e práticos desenvolvidas durante a formação. As notas para os cursos são cauculadas com base nas provas realizadas pelos acadêmicos. Os cursos que atingiram o conceito máximo na avaliação foram Direito e Tecnologia em Processos Gerenciais, ambos do campus Cidade Universitária. Segundo o Ranking Universitário da Folha (Ruf), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) esta em primeiro lugar entre as Instituições de Ensino Superior (IES) do estado. Das 18 faculdades que oferecem o curso de Bacharelado em Direito, o curso da UFMS foi o único do estado a alcançar nota máxima.
O pró-reitor de Graduação da UFMS, Ruy Alberto Caetano Corrêa Filho afirma que o desempenho da UFMS é satisfatório e credita a avaliação positiva a presença de professores qualificados. “Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados pelos nossos acadêmicos, em relação a todos os cursos que fizeram as provas. O que é interessante é a maior parte dos 22 cursos avaliados, melhoraram o conceito. Essa conquista é de todos”.