EDUCAÇÃO

Cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul se destacam no Enade

Foram 22 cursos avaliados, dois tiveram a nota máxima e outros nove alcançaram o conceito quatro

JOSÉ CÂMARA, MARIANA MOREIRA E RAFAELA MOREIRA28/10/2019 - 20h39
Compartilhe:

Os cursos de Direito e Tecnologia em Processos Gerencias da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) receberam o conceito máximo, nota cinco (5), no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) nos 22 cursos avaliados. Entre eles cinco alcançaram conceito maior em relação a prova anterior, 11 mantiveram a mesma posição e dois cursos ficaram abaixo da nota atingida no exame passado. A avaliação é feita a partir de uma escala de pontuação de um a cinco. 

O Enade tem como objetivo avaliar o desempenho dos acadêmicos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos, habilidades e competências, como por exemplo os conceitos teóricos e práticos desenvolvidas durante a formação. As notas para os cursos são cauculadas com base nas provas realizadas pelos acadêmicos. Os cursos que atingiram o conceito máximo na avaliação foram Direito e Tecnologia em Processos Gerenciais, ambos do campus Cidade Universitária. Segundo o Ranking Universitário da Folha (Ruf), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) esta em primeiro lugar entre as Instituições de Ensino Superior (IES) do estado. Das 18 faculdades que oferecem o curso de Bacharelado em Direito, o curso da UFMS foi o único do estado a alcançar nota máxima. 

O pró-reitor de Graduação da UFMS, Ruy Alberto Caetano Corrêa Filho afirma que o desempenho da UFMS é satisfatório e credita a avaliação positiva a presença de professores qualificados. “Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados pelos nossos acadêmicos, em relação a todos os cursos que fizeram as provas. O que é interessante é a maior parte dos 22 cursos avaliados, melhoraram o conceito. Essa conquista é de todos”. 

Os cursos que ficaram abaixo da nota atingida no exame de 2015 foram, Administração, do Campus de Naviraí, e Ciências Contábeis, do Campus do Pantanal. Segundo o pró-reitor, medidas serão realizadas nos cursos que obtiveram conceito igual ou menor do que três. “Quando o curso não tem um desempenho esperado, nós convocamos a coordenação de curso e o colegiado para justificarem o que levou ao resultado, e depois pensamos em um plano de ação para reverter a situação”.    

A UFMS é a única universidade pública que oferece o curso de Direito na capital. De acordo com a coordenadora do curso de Direito da UFMS, Andrea Flores o trabalho coletivo foi o que fez o curso alcançar o conceito máximo. “Obtivemos esse resultado devido a vários fatores, como os nossos alunos, que são muito bem preparados, pois eles já entram na universidade por um processo seletivo exigente e aos nossos professores, pois temos uma equipe excelente”.

Segundo Andrea Flores, os acadêmicos que prestaram o exame tiveram o apoio de professores para que estivessem preparados para a avaliação. “Houve um empenho por parte da coordenação do curso para preparar os alunos e reforçar a importância que tem o Enade. Tivemos a contribuição de uma professora que fez alguns apontamentos prévios. Estamos muito felizes com o resultado”. 

O jornalista Lucas Silva, egresso da UFMS, participou do exame e explica que os conteúdos presentes no exame foram coerentes com os ensinamentos obtidos na graduação. O jornalista afirma que muitos estudantes fazem a prova para obterem o diploma pelo exame ser obrigatório. "Quem estava lá se esforçou, porém poderia se esforçar ainda mais se essa prova fosse determinante para o futuro, currículo e se a nota do exame fosse servir de alguma coisa".

A diretora da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc), Vera Lúcia Penzo Fernandes ressalta que investimentos no quadro de docentes contribuíram para o conceito quatro no curso de Jornalismo. “O peso maior está na produção de conhecimento, no processo de transmissão e assimilação do conhecimento, mas também o espaço físico para que o aluno tenha condições de exercer as atividades”.

Vera Lúcia Penzo afirma que o desempenho satisfatório no Enade é devido a readequação de espaços físicos nos blocos da Faalc. “A ampliação dos espaços físicos e a melhoria na gestão, acho que também ajudou muito o curso a ter essa nota quatro. Os espaços físicos, nós conseguimos melhorar o que já tínhamos, a nota reflete um esforço de todos”. 

A vice-reitora da UFMS, Camila Ítavo afirma que a participação de forma positiva da UFMS nos rankings é dada pela qualidade dos professores, técnicos-administrativos e estudantes. “É o comprometimento com a educação de qualidade, especificamente do curso de Jornalismo. Jornalismo UFMS é um curso de referência no estado”.

Camila Ítavo ressalta que os cursos que apresentaram conceitos menores daqueles obtidos em 2015 terão um acompanhamento da Secretaria Especial de Avaliação Institucional (Seavi) da Universidade. “Se trabalha com planejamento, com acompanhamento próximo. Na UFMS é feito todo um trabalho de avaliação e planejamento estratégico. Nós temos uma preparação para que os alunos saibam o que é o Enade e o que significa o exame”.

 

 

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também