O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que 70.396 pessoas realizaram a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no estado. Mais de 17 mil inscritos se ausentaram no primeiro dia de avaliação em Mato Grosso do Sul. O índice de abstenções no estado representa 25% no número de inscritos, porcentagem superior a média nacional que é de 23% .
As provas de Linguagens e Ciências Humanas, com 90 questões e a redação, que teve como tema “democratização do acesso ao cinema no Brasil” foram aplicadas no dia três de novembro. A segunda fase do Exame acontece no próximo domingo, 10 de novembro e serão realizadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza. O exame, criado em 1998, é uma das principais formas de ingresso às universidades públicas e privadas do país. O Enem têm como objetivos avaliar o desempenho dos estudantes e viabilizar o acesso ao ensino superior.
A professora da disciplina Língua Portuguesa, Fabiana Nascimento diz que o tema da redação do Enem foi uma surpresa. Segundo ela, vários professores esperavam que a temática fosse sobre meio ambiente. “Esse tema foi uma grande surpresa, apesar de ser um tema bem fácil de dissertar, eu cheguei a abordar esse assunto com meus alunos. Espero que os candidatos tenham se preparado o suficiente também, essa prova representa um passo importante para o futuro”.
A professora do Cursinho UFMS, oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Mariana Santana diz que manter a tranquilidade durante a prova é essencial. “O que eu recomendo agora, é que durante a próxima semana os alunos revisarem o que for possível e descansarem na véspera do exame, nós professores tentamos passar essa tranquilidade para eles durante a preparação para a prova no decorrer do ano, o importante agora é relaxar". A professora ressalta que os conteúdos do Exame neste ano foram abordados durante as aulas, e reforçados nas disciplinas de Português e Matemática. Para Mariana Santana, os cursos mais procurados pelos alunos do Cursinho são Engenharia Civil, Ambiental e Elétrica, e Medicina.