A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) dará início ao curso pré-vestibular, o Paralelus, no mês de agosto deste ano. O acadêmico do curso de Medicina, Yann Paterlini propôs o curso no ano passado, no primeiro ano na faculdade para o professor Antônio José Grande. A iniciativa transformou-se em projeto de extensão aberto a todos os cursos. As inscrições estão abertas até 30 de junho. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 18h00 às 21h40, com possibilidade de simulados e reforço aos sábados. Alunos do curso de Letras realizarão as aulas de Português, Inglês, Literatura e Redação, alunos de Geografia lecionarão Geografia e os de Medicina disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática. Haverá também aulas de Ciências Humanas.
Paterlini afirma que percebeu a necessidade de um curso pré-vestibular na UEMS, pois "em São Paulo, todas as faculdades públicas possuem curso pré-vestibular gratuito, a USP, a Unesp, e a UEMS não possuía. Os cursos de lá eram mais focados na área da Saúde. Este será para cursos de todas as áreas". Ele ressalta que o critério para inscrição é socioeconômico. “Qualquer um pode se inscrever. Com base nos critérios socioeconômicos será classificado, e com base na classificação será gerada a lista dos alunos aptos a fazerem o cursinho. Sem prova, só critério socioeconômico. A partir do momento que começar a saturar o número de vagas, a gente vai dar prioridade para quem mora mais perto porque é muito mais fácil vir quem mora mais perto do que quem mora muito longe. Mas tem que levar em consideração que quem quer, vai se esforçar o máximo para vir sempre”. O curso oferece 48 vagas.
O curso começará com uma turma de alunos. Paterlini afirma que pretendem aumentar para duas e até três turmas nos próximos anos, conforme a demanda. Paterlini acredita que o curso é uma oportunidade de experiência para os alunos dos cursos de Licenciatura.
O professor do curso de Medicina na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Antônio José Grande é um dos organizadores do curso. Segundo Grande, Yann Paterlini procurou-o e ele resolveu realizar o curso como projeto de extensão. “Os projetos de extensão geralmente são assinados pela coordenação de um curso de graduação. Como esse é institucional, quem assinou o documento autorizando o funcionamento do cursinho foi o reitor”. Grande acredita que o curso possibilitará uma preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e para os vestibulares de cursos em que os estudantes têm maior dificuldade para ingressar. “Nós temos alunos já aprovados que vão contribuir nesse processo pré-vestibular para os alunos que não tem acesso a um cursinho de qualidade, que não têm condição de pagar”.
Os alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Eliza Bocayuva, Daniele Póvoas Lemes e Matheus Rodrigo desconhecem cursos pré-vestibulares acessíveis e demonstraram interesse no Paralelus. Daniele Póvoas Lemes fará o ENEM este ano e no próximo, e afirma que no ano que vem começará a trabalhar com a mãe. “Não pretendo fazer cursinho, porque não vou ter tempo”. Ressalva que “achei bem massa porque não é qualquer um que teria esse desempenho de desenvolver cursinho em uma faculdade”. Matheus Rodrigo pretende fazer cursinho no próximo ano para uma vaga em Gastronomia. Ele e Daniele Póvoas Lemes são de turmas diferentes e segundo Daniele Lemes, um professor revelou que são os únicos que farão o ENEM. Daniele Lemes e Matheus Rodrigo afirmam que muitos alunos de Ensino Médio apresentam desinteresse nos estudos e no ensino superior.
Serviço
Inscrições pelo endereço https://paralelusuems.wixsite.com/paralelus .
As aulas serão ministradas no bloco G, do curso de Medicina, pois o curso tem período integral (de manhã e à tarde). À noite, acontecem palestras, mas há quatro salas.