A Faculdade de Computação (FACOM) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) desenvolve projeto para estimular a entrada de mulheres nos cursos da área de computação. O projeto “Conhecendo a computação sem e com o uso do computador” é coordenado pela professora Dra. Luciana Montera Cheng e objetiva atender alunas do 1º e 2º ano do ensino médio da escola pública Blanche dos Santos Pereira.
De acordo com Luciana Cheng, a iniciativa do projeto surgiu em função da baixa procura do público feminino nos cursos dessa área. “No edital que submetemos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPQ) para inscrever a proposta, mostra que entre os 60 alunos do curso de Ciências da Computação apenas 10 são mulheres. De maneira geral, as meninas procuram pouco o curso por problemas relacionados a estereótipo e também pelo preconceito com a matemática”.
O planejamento do projeto é dividido em duas etapas. Na primeira parte, que aconteceu no primeiro semestre deste ano, foram desenvolvidas atividades de lógica e raciocínio do livro Sciense Unplugged. Na segunda parte, em andamento, as meninas tem aulas práticas de programação com o uso de computadores.