Segundo Montera, o curso está em sua terceira edição e anualmente é submetido para editais de fomento na UFMS. Este ano os recursos foram novamente disponibilizados e o curso acontece do mês de maio a dezembro, com apoio de docentes e discentes da FACOM.
A divulgação do curso foi realizada nas escolas públicas e privadas da capital, com a ajuda dos professores que incentivam os alunos a participarem, com o objetivo de melhorar o desempenho destes nas atividades escolares e preparar para a universidade. A professora da Escola Estadual Blanche dos Santos Pereira, Giseli de Paula Jorente, ressalta que “todo apoio pedagógico é de grande importância para a escola, principalmente quando se vem especificamente planejado para produzir resultados, orientar e estimular a informação”.
Jorente destaca que os exercícios são elaborados para facilitar o entendimento e despertar no aluno o interesse de cursar uma faculdade de Computação. De acordo com a professora, "a escola adquire conquistas durante o desenvolvimento do projeto com melhor desempenho dos alunos".
Para a estudante do primeiro ano do ensino médio, Fernanda Tiemi, o curso facilita o aprendizado de atividades técnicas de informática a partir do conhecimento da linguagem dos algorítimos, e ajuda na escolha da área que irá cursar na universidade.
A participação de estudantes dos cursos de computação possibilita colocar em prática as atividades exercitadas em sala de aula. O estudante de Engenharia da Computação, Bruno Bigotto, diz que esta é sua primeira vez que ajuda a ministrar um curso e que isto auxilia na sua formação profissional. Ele afirma que "o interessante é poder trabalhar os algoritmos que estão presentes no cotidiano das pessoas de forma a facilitar o entendimento destes para os participantes".