A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) abriu inscrições para os processos seletivos Vestibular e Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe). Os candidatos tem até o dia treze de novembro para se inscrever. A UFMS distribui 8.943 vagas entre o Vestibular, o Passe e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em todos os campus da instituição.
Os concursos são divididos em cinco áreas do conhecimento Matemática, Ciências da Natureza, Linguagens, Ciências Humanas e Redação. As provas do vestibular e do Passe são objetivas, com 60 questões. A redação deve ter no máximo 30 linhas e o texto deve seguir o gênero dissertativo-argumentativo.
O vestibular para ingresso em 2024 teve 6.203 candidatos, dos quais 4.701 tiveram suas redações zeradas, o que representa 42% do total. O prazo para pedidos de recurso foi de dois dias após a divulgação dos resultados. A Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) é responsável pela elaboração, aplicação e correção das provas.
O diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Anderson Viçoso de Araújo explica que a Fapec "foi feita para dar suporte para a UFMS e pensar em mudar de estrutura é algo que está totalmente fora do planejamento, até porque ela já faz parte e já conhece a UFMS” e acrescenta que a UFMS "tem uma comissão criada entre professores e técnicos que participam de todo o processo de desenvolvimento desde a parte do contrato até o pós-prova”. Anderson Araújo destaca que o Manual do Candidato deve facilitar o entendimento dos candidatos aos itens do edital da prova.