VESTIBULAR UFMS

UFMS abre inscrições para o Vestibular e Passe

Os candidatos tem até o dia treze de novembro para se inscrever, as provas serão realizadas em todas as cidades de Mato Grosso do Sul com campus da Universidade, foram disponibilizadas 8.943 vagas

Isadora Colete, Julia Nogueira, Murilo Medeiros e Pietra Dorneles 1/10/2024 - 00h59
Compartilhe:

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) abriu inscrições para os processos seletivos Vestibular e Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe). Os candidatos tem até o dia treze de novembro para se inscrever. A UFMS distribui 8.943 vagas entre o Vestibular, o Passe e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em todos os campus da instituição.

Os concursos são divididos em cinco áreas do conhecimento Matemática, Ciências da Natureza, Linguagens, Ciências Humanas e Redação. As provas do vestibular e do Passe são objetivas, com 60 questões. A redação deve ter no máximo 30 linhas e o texto deve seguir o gênero dissertativo-argumentativo.

O vestibular para ingresso em 2024 teve 6.203 candidatos, dos quais 4.701 tiveram suas redações zeradas, o que representa 42% do total. O prazo para pedidos de recurso foi de dois dias após a divulgação dos resultados. A Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) é responsável pela elaboração, aplicação e correção das provas.  

O diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Anderson Viçoso de Araújo explica que a Fapec "foi feita para dar suporte para a UFMS e pensar em mudar de estrutura é algo que está totalmente fora do planejamento, até porque ela já faz parte e já conhece a UFMS” e acrescenta que a UFMS "tem uma comissão criada entre professores e técnicos que participam de todo o processo de desenvolvimento desde a parte do contrato até o pós-prova”.  Anderson Araújo destaca que o Manual do Candidato deve facilitar o entendimento dos candidatos aos itens do edital da prova.

O estudante do curso de Educação Física, Davi Januário foi um dos candidatos que tiveram a redação do vestibular zerada. “Não foi justa a correção, não me deram nenhuma justificativa quando entrei com o recurso”. A professora de Biologia e proprietária de um curso pré-vestibular, Michelle Caetano relata que as redações zeradas “abalam bastante a confiança que eles têm em sua capacidade de fazer uma boa redação. Faz com que seja necessário um trabalho de reconstrução da segurança em  relação à capacidade que eles têm de irem bem nos vestibulares”.

A estudante de ensino médio Ana Julia Passos fará vestibular pela primeira vez em 2024 para o curso de Medicina e afirma que tem "medo de não estar dando o meu melhor e não ser suficiente”. Ana Julia Passos explica que mantém uma rotina de estudos para se preparar para o Vestibular.

PRIMEIRA NOTÍCIA · Ana Julia Passos Explica Seu Processo De Estudo

A professora de Biologia Michelle Caetano afirma que “as questões das provas são fracas e exigem mais do aluno decorar assuntos do que raciocinar”. Segundo Michelle Caetano, “os erros do gabarito comprometem a qualidade dos processos seletivos feitos pela Fapec”. A professora afirma que os alunos precisam atender aos critérios exigidos pela Fapec. “Não tenho grandes expectativas, acho que a prova em si não deve mudar muito em relação ao ano passado”.

Serviço: 

  • A prova do Vestibular acontece no dia primeiro de dezembro e a do Passe no dia oito.

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também