A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) abriu inscrições para os processos seletivos do Vestibular e do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe). A instituição de ensino superior oferece dez mil vagas para ingresso nos cursos de Graduação, das quais 60% são destinadas para o Vestibular, 20% para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 20% para o Passe. O período de inscrição encerra em 16 de novembro e as provas serão aplicadas nos dias três e dez de dezembro.
A UFMS realiza provas presenciais e na modalidade Ensino à Distância (Ead) desde 2022, conforme o curso escolhido. O valor da taxa de inscrição para o Vestibular foi reduzido de R$125 para R$100 neste ano. Estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública, bolsistas integral em escola privada e pessoas cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) podem solicitar a isenção da taxa de inscrição até três de outubro.
O diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-reitoria de Graduação da UFMS, Anderson Viçoso de Araújo afirma que estão disponíveis 18 mil inscrições para o Vestibular e 9.500 para as três etapas do Passe com o aumento das vagas. "A UFMS é uma instituição de ensino superior de renome, devidamente estabelecida, com procedimentos definidos e uma gestão administrativa competente apta a receber a quantidade de alunos que serão novos acadêmicos”. Anderson Viçoso ressalta que "estamos empenhados na elaboração dos planos referentes aos locais que serão utilizados para a realização das provas, no planejamento das sinalizações das vias, no monitoramento atento das inscrições e na prontidão para esclarecer eventuais dúvidas dos candidatos”.
A professora de Química do cursinho Bioexatas, Luana Aparecida Matsunaga afirma que os estudantes têm mais dificuldade com as provas de Exatas, e os cursos preparatórios ajudam o aluno a desenvolver o conteúdo durante as provas. “A importância de uma boa preparação do aluno para as provas que envolvem cálculos nos vestibulares é grande por mais que varie de prova, pois a metade das questões são de exatas e por isso há um peso maior como na redação”. Luana Aparecida ressalta que os estudantes começam as aulas em janeiro para terem mais rendimento nos estudos.
A estudante do Ensino Médio, Giovana Araújo de Oliveira (18) fará a prova do Vestibular da UFMS pela primeira vez e deseja cursar Farmácia. “Eu quero estudar na UFMS porque é a única universidade pública aqui do estado que tem o curso de farmácia, além da instituição ser bem avaliada pelo Ministério da Educação e Cultura”. Giovana Araújo ressalta que também planeja utilizar a nota do Enem para concorrer a uma vaga na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Eu vou tentar entrar na UFPE pelo Sisu caso eu perca a vaga, pois tenho família lá na cidade e lugar para ficar”.