EDUCAÇÃO

UFMS abre processos seletivos para Vestibular e Passe 2024

A Universidade oferece dez mil vagas para os cursos de graduação e Ensino à Distância, com taxa de isenção da inscrição para estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas, bolsistas em escolas privadas e pessoas com Cadastro Único

Lizandra Rocha; Douglas Rebelato; Allana Souza; João Pedro Buchara15/09/2023 - 22h22
Compartilhe:

A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) abriu inscrições para os processos seletivos do Vestibular e do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe). A instituição de ensino superior oferece dez mil vagas para ingresso nos cursos de Graduação, das quais 60% são destinadas para o Vestibular, 20% para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 20% para o Passe. O período de inscrição encerra em 16 de novembro e as provas serão aplicadas nos dias três e dez de dezembro. 

A UFMS realiza provas presenciais e na modalidade Ensino à Distância (Ead) desde 2022, conforme o curso escolhido. O valor da taxa de inscrição para o Vestibular foi reduzido de R$125 para R$100 neste ano. Estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública, bolsistas integral em escola privada e pessoas cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) podem solicitar a isenção da taxa de inscrição até três de outubro.

O diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-reitoria de Graduação da UFMS, Anderson Viçoso de Araújo afirma que estão disponíveis 18 mil inscrições para o Vestibular e 9.500 para as três etapas do Passe com o aumento das vagas. "A UFMS é uma instituição de ensino superior de renome, devidamente estabelecida, com procedimentos definidos e uma gestão administrativa competente apta a receber a quantidade de alunos que serão novos acadêmicos”. Anderson Viçoso ressalta que "estamos empenhados na elaboração dos planos referentes aos locais que serão utilizados para a realização das provas, no planejamento das sinalizações das vias, no monitoramento atento das inscrições e na prontidão para esclarecer eventuais dúvidas dos candidatos”.  

A professora de Química do cursinho Bioexatas, Luana Aparecida Matsunaga afirma que os estudantes têm mais dificuldade com as provas de Exatas, e os cursos preparatórios ajudam o aluno a desenvolver o conteúdo durante as provas. “A importância de uma boa preparação do aluno para as provas que envolvem cálculos nos vestibulares é grande por mais que varie de prova, pois a metade das questões são de exatas e por isso há um peso maior como na redação”. Luana Aparecida ressalta que os estudantes começam as aulas em janeiro para terem mais rendimento nos estudos.

Primeira Notícia · Professora Luana Matsunaga fala sobre os desafios dos alunos nas provas de exatas

A estudante do Ensino Médio, Giovana Araújo de Oliveira (18) fará a prova do Vestibular da UFMS pela primeira vez e deseja cursar Farmácia. “Eu quero estudar na UFMS porque é a única universidade pública aqui do estado que tem o curso de farmácia, além da instituição ser bem avaliada pelo Ministério da Educação e Cultura”. Giovana Araújo ressalta que também planeja utilizar a nota do Enem para concorrer a uma vaga na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Eu vou tentar entrar na UFPE pelo Sisu caso eu perca a vaga, pois tenho família lá na cidade e lugar para ficar”.
 

De acordo com o Censo da Educação Superior de 2021 mais de 50% dos estudantes da UFMS ingressam na instituição por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 22% pelo vestibular. A nota da prova é utilizada para concorrer a uma vaga em instituições públicas ou privadas por meio de programas do Governo, como o Sistema de Seleção Unificada, Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os cursos com maiores números de alunos matriculados são AdministraçãoDireito e Pedagogia

Os dados apontam que os ingressos em universidades por meio de vestibulares diminuiram nos últimos seis anos. Os estudantes que entraram na UFMS por meio do Enem em 2019 totalizam 60%, enquanto 21,3% ingressaram por meio do vestibular. O número de ingressantes pelo Vestibular aumentou no ano de 2021, período da pandemia e isolamento da Covid 19, quando a universidade optou por utilizar a nota da prova para o ingresso de novos estudantes.

Ingressos na UFMS nos anos 2018 à 2021
Feito por Douglas Rebelato no Infogram

A acadêmica do curso de Jornalismo da UFMS, Camille Rosa Filetto Duarte conseguiu uma vaga por meio do Sisu. "O Sisu disponibiliza a chance da pessoa se candidatar em qualquer curso de outras regiões do Brasil e sem esse sistema seriam poucas as minhas chances de cursar um curso superior em uma Universidade Federal fora do meu estado". Camille Rosa saiu de Caraguatatuba e decidiu realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a UFMS. “Eu tinha mais segurança no Enem do que nos outros vestibulares que realizei, então, a prova me dava uma esperança de que eu poderia entrar na universidade que tem referência no ensino superior”. 

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também