A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) começará a transmitir o sinal da TV UFMS em modalidade aberta para todo estado de Mato Grosso do Sul no início de 2025. A concessão foi assinada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em outubro de 2023. UFMS será pioneira na rede de TVs universitárias em Mato Grosso do Sul.
O sinal aberto da TV universitária aguarda o repasse de verbas da Empresa Brasil de Comunicação para iniciar a operação da geradora de sinal na Cidade Universitária em Campo Grande. As retransmissoras ficarão instaladas nos Campûs da Universidade no interior do estado. A transmissão iniciará com a programação da TV Brasil até as produções próprias da TV UFMS.
A atual programação da TV UFMS tem conteúdos jornalísticos veiculados no Youtube, programas como o Radar UFMS, Conexão UFMS e Todas as Artes UFMS. As concessões foram assinadas com 31 universidades federais e serão operadas por 72 novas emissoras de rádio e televisão para a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública.
A diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom) da UFMS, Rose Mara Pinheiro explica que a programação da TV UFMS terá a parceria da Associação Brasileira de Televisão Universitária, (ABTU). "A UFMS faz parte da Associação Brasileira de Televisão Universitária, e tem a ideia de compartilhar produções com outras televisões universitárias da Associação junto com a EBC. Em termos de produção, a TV UFMS e a rádio Educativa terão equipes em cada Campûs da Universidade, desde estudantes até parceiros da UFMS".