TV UFMS

Sinal aberto da TV UFMS vai ao ar no início de 2025

Universidade tem concessão assinada e aguarda destinação de recursos financeiros para realizar as transmissões em sinal aberto de televisão para todo o estado de Mato Grosso do Sul

Andrella Okata, Arthur Ayres, Daniel Baptista e Marcos Paulo Amaral 21/10/2024 - 12h51
Compartilhe:

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) começará a transmitir o sinal da TV UFMS em modalidade aberta para todo estado de Mato Grosso do Sul no início de 2025. A concessão foi assinada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em outubro de 2023. UFMS será pioneira na rede de TVs universitárias em Mato Grosso do Sul.

O sinal aberto da TV universitária  aguarda o repasse de verbas da Empresa Brasil de Comunicação para iniciar a operação da geradora de sinal na Cidade Universitária em Campo Grande. As retransmissoras ficarão instaladas nos Campûs da Universidade no interior do estado. A transmissão iniciará com a programação da TV Brasil até as produções próprias da TV UFMS. 

A atual programação da TV UFMS tem conteúdos jornalísticos veiculados no Youtube, programas como o Radar UFMS, Conexão UFMS e Todas as Artes UFMS. As concessões foram assinadas com 31 universidades federais e serão operadas por 72 novas emissoras de rádio e televisão para a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública.

A diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom) da UFMS, Rose Mara Pinheiro explica que a programação da TV UFMS terá a parceria da Associação Brasileira de Televisão Universitária, (ABTU). "A UFMS faz parte da Associação Brasileira de Televisão Universitária, e tem a ideia de compartilhar produções com outras televisões universitárias da Associação junto com a EBC. Em termos de produção, a TV UFMS e a rádio Educativa terão equipes em cada Campûs da Universidade, desde estudantes até parceiros da UFMS".

O engenheiro elétrico Juliano Rafael Marques Monção ressalta que a instalação de canais exige uma série de etapas a serem seguidas até a chegada do sinal na residência do telespectador. "Após conseguir a concessão o próximo passo é a elaboração de um plano técnico, dependendo de quão longe é o objetivo de chegada do sinal, mais alta a antena de transmissão deve ser instalada. Assim com as antenas de transmissão e recepção, que irão realizar a codificação de canal e modulação e chegam na camada de transporte". Juliano também adiciona que a potência do transmissor é crucial."Quanto mais potente o transmissor for, mais longe o sinal chegará e passa pelo codificador de canais até chegar ao amplificador de potência e assim sendo distribuído pela antena".

PRIMEIRA NOTÍCIA · O engenheiro elétrico Juliano Rafael Marques Monção explica sobre a diferença entre sinal de TV digital e analógico

 

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também