CAMPEONATO ESTADUAL

Atletas campo-grandenses conquistam medalhas na primeira etapa do Circuito Estadual de Canoagem

Os vencedores da etapa estadual também representarão o Brasil no Mundial de Canoagem 2019, que acontecerá na Espanha no segundo semestre do ano

Caio Teruel, Marcos Saucedo e Mylena Fraiha23/03/2019 - 08h16
Compartilhe:

Atletas de Campo Grande conquistaram medalhas na primeira etapa do Circuito de Canoagem de Mato Grosso do Sul. No total, foram disputadas oito categorias, cinco foram conquistadas por atletas campo-grandenses. A competição ocorreu em Bonito, 297 km da Capital, nos dias 9 e 10 de março. De acordo com a organização, 47 canoístas participaram das provas.

Entre os vencedores da etapa estadual, estão os atletas que representarão o Brasil no Mundial de Canoagem 2019, que acontecerá na Espanha. Os campo-grandenses Daniel Hayashi, concorrente na categoria Sênior, destinada aos atletas com idades entre 18 e 39 anos; Bárbara Marinho, concorrente na categoria Feminino Open, destinada às atletas do sexo feminino, pertencentes a qualquer idade e Pedro Henrique Ávila, concorrente na categoria Júnior, destinada ao atletas abaixo dos 18 anos, do sexo masculino foram campeões de suas respectivas categorias. O atleta de Aquidauana, Rafael Girotto conquistou a medalha de prata na categoria Sênior.

O atleta de canoagem Pedro Henrique Ávila, que iniciou no esporte com 13 anos de idade e é um dos selecionados para o Mundial de Canoagem, acredita que a modalidade é bem desenvolvida no estado de Mato Grosso do Sul. Segundo ele, o estado investe na canoagem, assim como investe em outros esportes, como futebol de salão. Para Ávila, uma das dificuldades é a falta de apoio para um número maior de atletas sul-mato-grossenses. “A falta de patrocínio não é só do governo mas como também da iniciativa privada, que ainda não incentiva atletas. O estado ajuda bastante, com iniciativas como bolsa atleta e o bolsa técnico, Mato Grosso do Sul é o primeiro estado a ter esse tipo de bolsa, só que não para todos, e eu conheço muita gente boa aqui que não conseguem ter esse auxílio”.

Segundo Ávila, a canoagem, como esporte, está em ascensão no estado, diferentemente de alguns anos atrás em que houve uma queda no número de atletas e campeonatos. “Estamos indo para competições fora do estado com mais frequência, e uma das coisas que precisa melhorar é a divulgação do esporte, para que ele fique forte novamente. Além claro, do patrocínio de empresas privadas, que infelizmente só investem no futebol". 

 

Presença feminina no esporte

Para a atleta, também classificada no Mundial de Canoagem, Bárbara Marinho, a presença feminina em campeonatos de canoagem ainda é escassa. “Para você ver. No circuito estadual tinha aproximadamente umas dez mulheres. Infelizmente a gente é minoria ainda nesse esporte, porque tinham 47 inscritos e dentre esses, somente 10 eram mulheres”. 

 Bárbara Marinho destaca a falta de mulheres em competições de canoagem (Foto: Marcos Saucedo)

A atleta também observa que sua participação em competições é uma forma de representatividade feminina. “Eu acho importante, para mostrar que não é porque a gente é mulher que não podemos praticar esses esportes tidos como masculinos, só porque existem dificuldades e riscos na prática. Então eu gosto de fazer parte dessa representatividade feminina no esporte”. 

Na avaliação de Bárbara Marinho, existe um crescimento gradativo da presença de mulheres na prática do esporte, que altera de acordo com a modalidade. "Na canoagem de descida, que é a com mais adeptos no estado, está crescendo aos poucos. É uma modalidade mais radical, que enfrenta rios com águas fortes. Mas a canoagem de velocidade, no Brasil, já tem muitas mulheres praticando. Eu pratico as duas”.

Incentivo

Para o presidente da Federação de Canoagem e que concorre ao título mundial, Rafael Girotto o progresso dos atletas sul-mato-grossenses é reflexo do bom momento vivenciado pelo esporte no estado. Girotto considera os incentivos para as  competições e a unidade entre a Federação e a Fundação de Esporte do estado, como um dos principais fatores de estímulo. "O campeonato é de responsabilidade da Federação de Canoagem a Fundesporte e o governo do estado entraram  como parceiros no nosso projeto e eles oferecem toda a parte estrutural do campeonato, então está sendo uma parceria bem bacana, e também existe uma parceria com as cidades sedes. Nós iremos ter sete etapas do campeonato estadual em sete cidades diferentes, no qual, existe em cada, uma parceria com a prefeitura e empresas locais diferentes, então está sendo um conjunto"

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também