SIMPÓSIO DE CIBERJORNALISMO

Marketing digital é tema de Oficina na UFMS

A oficina promoveu treinamento sobre a utilização das redes sociais para ampliar os lucros das empresas

Layane Karrú e Letícia Ávila 2/06/2015 - 19h03
Compartilhe:

O marketing digital é uma nova forma de divulgação de empresas, proporciona um canal de comunicação maior com o público e também aumenta as vendas. O tema foi foco da oficina "Estratégias de marketing digital aplicado no Instagram e no Snapchat", realizada no 6° Simpósio de Ciberjornalismo, que abordou a importância do marketing digital para as empresas. A oficina foi realizada pela jornalista e especialista Francilene Oliveira, que aconteceu no dia 2 de junho. 

Segundo a jornalista, cada vez mais as empresas utilizam redes sociais, como o Instagram, para anunciar seus produtos e interagir com seu público. A jornalista trabalha com marketing digital do ecommerce Brasil Cowboy, é professora da pós-graduação em Assessoria de Comunicação da Faculdade Estácio de Sá, do Master of Business Administration (MBA) em Mídias Digitais da mesma instituição e do MBA em Marketing e Vendas da Uniderp-Anhanguera. Também faz consultoria sobre marketing digital e é dona do blog DNA Digicom, em que posta textos semanalmente sobre o marketing nas redes sociais.

O crescimento da internet é um dos fatores para a migração do conteúdo de marketing para as plataformas virtuais. Oliveira explica que “as pessoas vêm passando cada vez mais tempo na internet. As empresas, de grandes a pequenas, estão atentas a este movimento e buscando marcar presença no mundo online e isso é ainda mais forte para os e-commerce”. O orçamento gasto para a produção de conteúdo na internet é uma das vantagens em relação aos outros meios de comunicação. “O marketing digital consegue ser mais barato do que pela TV, e você impacta mais pessoas e de uma forma mais segmentada”.

Jornalista Francilene fala sobre o Instagram

De acordo com a jornalista, uma das ferramentas do marketing digital é o Google Analytics, que possibilita o acompanhamento de todos os dados do cibermeio, fornece informações de quantas pessoas visitaram a página, de qual meio o visitante chegou ao site, seus interesses e seu navegador, seja Google Chrome, Firefox ou Internet Explorer. A ferramenta analisa quantas vendas foram efetivadas pela página e quais foram os produtos mais vendidos. Oliveira afirma que é necessário antes um planejamento para utilizar o marketing digital a favor da empresa, como o conhecimento da organização e definições editoriais, a definição do público-alvo, a definição de objetivos e metas, calendário de conteúdos e a análise dos resultados obtidos. Uma forma de programar os conteúdos publicados nas redes sociais é a ferramenta Instamizer, que segundo a jornalista, "permite o agendamento por meses para uma melhor alocação do tempo e gerenciamento das redes sociais".

De acordo com a jornalista, a utilização das redes sociais, como o Instagram, como forma de contato com o público gera resultados positivos. “Uma empresa que faz postagens frequentes, que se comunica de forma adequada, que faz promoções em sua página, responde as perguntas feitas no menor tempo possível reforça a segurança do cliente na decisão de compra”. A utilização do marketing digital não se restringe às empresas de comércio e também pode ser utilizada como ferramenta jornalística. Mediante as tecnologias do marketing digital, “você consegue conhecer o seu público, você consegue segmentar bem esse público e até para oferecer para ele a melhor notícia, aquilo que ele espera”.

O Snapchat também pode ser utilizado para o marketing digital, além das redes sociais mais conhecidas, como o Facebook e o Twitter. O aplicativo social possibilita o envio de fotos que, instantaneamente, se apagam. Segundo Francilene Oliveira, o marketing digital usa a instantaneidade para incrementar promoções e conteúdo exclusivo para o Snapchat, como fotos dos bastidores da produção da empresa e tipos de descontos. 

Para o pesquisador em Comunicação, Marcelo Pereira, o marketing digital é uma nova tendência e é preciso inovar ao produzir para essas ferramentas tecnológicas. “Essa oficina foi importante para a produção de conteúdo”. A estudante de Jornalismo, Bruna Fioroni, considerou a oficina de marketing digital importante para a compreensão de uma nova área de atuação dentro do jornalismo. “O desenvolvimento da tecnologia trouxe muitas novidades para vários setores e integração entre eles. O constante aumento do uso das redes sociais possibilita novas maneiras de trabalhar com o marketing digital e explorarmos melhor esse universo dos cibermeios”. 

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também